quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

14º Grande Prémio Atlântico

Para esta prova fui com algum tempo de antecedência, visto que em nos 20Km de Cascais  cheguei mesmo em cima da hora e com cinco minutos de aquecimento. Desta vez tive tempo para estacionar tranquilamente o carro, longe da confusão da prova, como gosto de fazer, fazer o aquecimento até ao local de levantamento dos dorsais e aquecer mais um pouco. O levantamento dos dorsais foi feito na sede do Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica num grande largo onde já estavam montes de atletas a levantar o dorsal e/ou a aquecerem. Levantei o dorsal após um stresse, não recordava qual o meu número, tive que sair da fila para ir ver e voltar para a fila! Começo sempre a pontuar antes das provas começarem, não há dúvida... Estava muito frio, no entanto estava bem abrigado com luvas e gorro e fiz um bom aquecimento. Cerca de  cinco minutos antes da prova começar aproximei-me da zona de partida.




Escusado será dizer que parti do último terço do pelotão, ainda não tinha passado a linha de partida e já estava ver pessoal no fundo da rua a virar!


Quando foi dado o início da corrida só consegui correr praticamente em cima da linha de partida. Estava muita gente, portanto o 1 km foi a correr aos ziguezagues e ultrapassar atletas mais lentos. O meu 2 km foi feito no tempo mais rápido, em 4min12s. Como sabia que ia perder muito ritmo em cima do pontão, por causa do vento de frente, tentei ir o mais rápido que conseguia. No entanto não estava à espera da areia que estava em cima do pontão, atravessámos vários locais onde havia este "elemento estranho" para as minhas pernas.


Aproveitei para tirar umas fotos à bela paisagem que ia vendo e que me ia distraindo.


Aproveitei também para ser "famoso"...


Continuei a correr, em cima do pontão, com um ritmo entre 4min30s e 4min42s. Fiquei surpreendido com o muito público em cima do pontão, meia dúzia de pessoas a bater palmas, às quais agradecia levantando o polegar. Quando saímos do pontão passámos pelo abastecimento, no qual tive que apanhar a garrafa do chão (estava apenas uma pessoas a tratar das águas, penso que seja a única falha a apontar à organização), dei duas goladas e despachei a garrafa para junto de um saco do lixo, não gosto de abastecer tão cedo, mas é apenas gosto pessoal.
Entre o 6 km e o 8 km foi sempre a "papar" alcatrão, não sei bem porquê mas o meu 8 km foi o mais lento, fomos em direcção a S. João da Caparica. Sensivelmente vi alguns atletas a tomar atalhos (uma atitude feia na minha óptica, as atitudes ficam para quem as pratica), esses atalhos foram aproveitarem a ciclovia e o passeio para encurtar a distância. Na minha proximidade vinha um atleta que cumpriu, como eu o percurso sem atalhar, de resto vi pelo menos meia dúzia de pessoas a tomar o caminho mais fácil. Desculpem lá mas acho muito feio e tenho que apontar essa situação. Uma "senhora" que tinha atalhado anteriormente foi ultrapassada pela minha pessoa e de seguida foi sempre a correr em 4min33s até à chegada.


Cheguei com o meu tempo de 47min43s, o tempo de prova foi 47min39s enquanto que o tempo de chip registado foi de 46min24s.
 



Gostei da prova por vários motivos, por ter muitos atletas, por ter uma paisagem diferente (o mar), ser uma prova perto de Lisboa. Não gostei das atitudes de certos "atletas" com os seus atalhos, e o abastecimento com as garrafas no chão.




Fiquei classificado em 487º na Classificação Geral em 1613 atletas que terminaram a corrida. No meu escalão, M1834, fui o 116º em 309 atletas do meu escalão que terminaram a prova.




14 comentários:

  1. Parabéns pela excelente prova! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente tempo. Parabéns! Tb acho condenável os maçaricos a atalharem... Mas enfim, é lá com eles :)

    ResponderEliminar
  3. Bom relato! Voltei à prova outra vez! :)

    Tb me lembro de ver pessoal a atalhar na rotunda... eu próprio fui pelo passeio, confuso pelo rumo tomado pelos participantes... mas como o passeio estava "ondulado" voltei à estrada! São situações que poderiam ser evitadas com melhor marcação do percurso e controlo da organização!



    ResponderEliminar
  4. @JoaoLima
    Obrigado! Também que fez uma grande prova com um excelente tempo!

    @Pedro Carvalho
    obrigado! Mas acho que tu é que fizeste bom tempo!

    @bluesboy
    Obrigado!

    @Luis Estêvão
    Grande tempo também que fez!
    É louvável a assumir a sua "mea culpa", subiu na minha consideração! E também concordo consigo.
    Bons treinos e boas provas

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Sílvio. Excelente resultado e belo relato da prova.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  6. @Tigas

    Obrigado! E bons treinos para a Meia.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Silvio!! Estás a ficar cada vez mais "viciado" nessas provas!! Mas se gostas...vai em frente...continua.Só é pena eu nao estar mais vezes presente como aconteceu desta vez!! Gostei de ver um "mar de gente" a participar!! Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Grande tempo sim sr.! Muitos parabéns! Estás em grande forma. Força para os próximos treinos e para a Meia!

    ResponderEliminar
  9. Também não percebo o propósito de "cortar caminho" quando só competimos connosco próprios... Se quero fazer melhor tempo aos 10km tenho de correr MESMO 10km!! Enfim...
    Mas parabéns a ti, fizeste mais uma bela prova!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! O objectivo Meia Maratona está a motivar-me bastante!

      Eliminar