segunda-feira, 15 de abril de 2013

III Trail de Sesimbra - 14 de Abril de 2013

O ano passado por volta desta altura tinha andado a passear por Sesimbra para uma ocasião muito especial :). E durante esse fim de semana vimos o pessoal do Ultra Trail e fiquei com o "bichinho", tinha começado a correr há menos de um mês e prometi a mim mesmo que voltaria para participar na prova. Tanto que assim foi que estive de volta para fazer o Trail (os Ultras ainda não estão ao meu alcance). Decidi voltar para participar e passar um fim de semana em Sesimbra, ficámos alojados no maravilhoso Sesimbra Hotel & SPA (piscina interior, banho suiço, banho turco, duche tropical e sauna). Chegámos logo no Sábado à tarde e aproveitei para levantar logo o dorsal a tshirt e outros flyers. O dorsal tinha o número, nome e os contactos da organização (gostei destes dois pormenores, o nome e os contactos da organização de cabeça para baixo, mas que estavam orientados para os participantes em caso de necessidade). O resto da tarde usufri das excelentes condições do SPA do hotel.


Acordei às 7h e ainda ouvi a partida do Ultra Trail por volta das 7h06min, já não tive tempo para tirar uma foto, mas estava bastante gente!

Desço para o pequeno almoço e vejo outro participante que iria estar presente na prova. Comi o que como habitualmente, quer dizer, um pouco mais do que habitual mas iria necessitar das calorias extras. Volto novamente ao quarto e acabo de arrumar as coisa que iria levar, água (no camelbak e num boião à cintura) marmelada e mais umas compotas para dar energia rápida. Por volta das 8h10 desco para a zona da partida e já estava mais do que pronto para começar. Como estava um pouco fresco decido ir para o sol e aproveitar para tirar umas belas fotos.



À medida que a hora da partida se aproxima, vai chegando pessoal, para levantar o dorsal e começar a aquecer. O speaker começa a fazer um aquecimento todo pomposo, uns exercícios de aeróbica, escusado será dizer que nem arrisquei a tentar aquelas manobras, devido à minha fraca coordenação motora. Mais em cima da hora da partida o pessoal coloca-se todo atrás do pórtico para registar os chips no ponto inicial.


 Por volta das 9h07min dá-se a contagem decrescente e a respectiva partida e segue todo o pessoal pela marginal a fora. 



Até por volta do 2.5km foi sempre correr em terreno quase plano, a partir deste ponto foi sempre a subir, entretanto houve  logo  um abastecimento no qual não parei nem toquei, por volta dos 3.5km.  


  Entretanto vão surgindo paisagens magnificas as quais aproveitei para tirar o máximo de fotos que consegui.



Até ao 4km foi sempre por entre a vegetação e a desviar para não levar com os troncos na cara ou agachar. Depois foram 200m quase sempre a descer até a um pequeno riacho, onde encontrámos pessoal da protecção civil a aconselhar para ir com cuidado. Depois foram cerca 20min a escalar até lá a cima da montanha, sempre a transpirar em bica, devo ter perdido 0.5l de água nesta subida escalada. Foi duro mas consegui e sem parar!


Se virem bem há pessoal a escalar a montanha





Já lá em cima consegui tirar mais umas grandes fotos.




 O atleta que segue à minha frente, de amarelo, foi a prova quase toda comigo



Depois andámos cerca de 2 a 3km com um terreno acessível sem grandes subidas. 

Por volta do 7km nova subida, na qual fui "obrigado" a andar para conseguir transpor esta rampa que apareceu. 



Mais à frente a inclinação do terreno ficou mais acessível e permitiu recuperar o fôlego e registar a minha presença na prova. 


Transpirando em bica...


Felizmente houve um abastecimento (farto diga-se de passagem, com frutos secos, água, mel, laranja aquarius e coca cola!) por volta do 9.5km. Parei para beber água, aquarius e comer alguns frutos secos.  Desta vez fui apanhado pelas câmaras dos paparazzi.




Sensivelmente nesta parte da prova registei um pouco que se vê a partir da praia de Sesimbra.



Entre o 11km e o 12km foi uma bela de uma descida que permitiu correr a cerca de 5.40min/km.




Mais uma foto de uma paisagem fantástica


Mais ou menos no 12km foi a entrada na já famosa pedreira e que vista! Só mesmo lá estando, parecia uma paisagem lunar, com uma profundidade gigantesca.




Já dentro da pedreira encontramos duas belas subidas de tirar o fôlego a qualquer um. Nesta altura começámos a apanhar pessoal da caminhada. Por volta dos 13km quase à saída da pedreira novo abastecimento. Desta vez bebi apenas água, uma garrafa das pequenas, já que era apenas abastecimento liquido. Para sair da pedreira tivemos um percurso de pedregulhos algo difícil para descer, depois foi uma descida muito inclinada quase sem apoios.
Entre o 15km e o 16km foi descer por estradrões fáceis até chegarmos perto da povoação onde passámos junto de vários muros de casas.
Lá em cima, ainda tão distante...



Por volta do 16.5km iniciámos a subida até ao Castelo de Sesimbra, foi tudo feito já a andar, as forças já estavam escassas, já nem me lembre de tirar mais fotos, tal era o cansaço. Chegados lá acima estava um elemento da organização, penso eu, a dizer para corrermos para ficarmos bem na foto e que mais à frente estavam quatro beldades! Escusado será de dizer que o pessoal deu uma gargalhada geral e desatou a correr novamente. Chegámos ao abastecimento e realmente eram só mulheres, comida e bebida! Que mais pode pedir um homem? Comi umas belas batatas fritas, frutos secos, bebi água, comi umas tostas com marmelada ou compota, já não sei precisar, enquanto uma senhora da organização registava a minha passagem no meu dorsal. Deram força ao pessoal que a seguir era sempre a descer até a meta! Ainda demos uma volta junto às muralhas do Castelo (devia ter uma vista fantástica, mas só já queria acabar a prova. Realmente foi sempre a descer entre o 17.7km e o 19.5km até chegarmos à vila, passámos por dentro, daquilo que me pareceu uma mata, com muita gente a passear e passámos junto ao posto da GNR, onde finalmente entrámos no alcatrão. Daí até à meta foram sensivelmente 2km, pela marginal onde eu e outros atletas que vinham nas proximidades ficámos na dúvida se seria pela estrada ou pela praia. Alguns foram pela praia, eu decidi ir pelo alcatrão e assim fui até à meta. Estava a cerca de 500m da chegada quando oiço "força Sílvio, está quase!" olho e vejo um familiar meu que estava numa esplanada, fiquei ainda mais motivado. Chego à meta e começo a ouvir o speaker "aí vem mais um e é o número 454,  passo a meta e oiço "é alentejano, boa alentejano" pois sou e com muito gosto! Terminei com tempo de 2h15 e mais uns segundo, esqueci-me de desligar logo o relógio. Entretanto estava todo desorientado, vejo a minha mulher dou-lhe as minhas coisas e vou comer beber e receber uma bela massagem. Uma bela massagem de 10/15min que me fez muito bem, sinto-me pronto para outra prova! E é já no Domingo nos 20km em linha da 74ª Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa.



Gosto sempre realçar os aspectos negativos e positivos de uma prova:

Aspectos Negativos

  • quando descemos para o alcatrão, vindo do Castelo o percurso já não estava balizado, criando alguma confusão se seria pela praia ou pelo alcatrão
  • quando houver descidas acentuadas colocar por exemplo alguma sinalização da mesma
Aspectos Positivos
  • local levantamento dos dorsais e respectivo horário
  • local da partida
  • a envolvência das pessoas da organização na zona da partida
  • musica na partida
  • aula de aeróbica de aquecimentopresença de várias forças civis e da autoridade (bombeiros, GNR, protecção civil)
  • presença de ambulância
  • percurso muito bem balizado
  • elementos da protecção civil em pontos chave
  • muito bons abastecimentos (quantidade, qualidade, diversidade)
  • simpatia e alegria dos elementos presentes nos abastecimentos
  • paisagem magnifica 
  • vários pontos turísticos visitados
  • partida por horários das várias provas 
  • zona da chegada muito bem composta
  • animação à chegada
  • bons abastecimentos no final
  • excelente opção de massagens no final 
  • máquina de imperiais no final
  • bonita tshirt
Só não voltarei para o ano que vem por motivo de força maior, já que adorei a prova em todos os aspectos devido a uma excelente organização. Saíram as classificações provisórias e fiquei classificado nos primeiros 50! Fiquei em 45º em 191 atletas que terminaram a prova. No meu escalão fiquei em 31º em 87 atletas do meu escalão. Classificações Provisórias:

Ultra
Trail

16 comentários:

  1. Gostei muito do relato, muito completo!
    Uma das tuas fotos da "montanha" dá para ter bem noção do monstro!! :)
    Em relação às descidas, não sei como conseguem atingir essa velocidade, eu não tenho grande técnica e vou sempre com medo de escorregar (como naquela parte de mata logo depois do castelo...)
    O fotógrafo também nos disse para começarmos a correr quando entrámos nas muralhas, para ficar bem na foto. :D

    No fim não gostei porque já apanhámos com o paredão completamente repleto de famílias e pessoas que passeavam por ali àquela hora, alheios ao facto de ainda estarem a chegar atletas.
    De resto, 5*.

    E estás de parabéns, é um grande resultado!

    Bjs e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A minha técnica de descida é jogar as pernas para a frente e siga para bingo! Também não gostei dessa parte que dizes, quase que ia derrubando o pessoal que ia apanhando pela frente. Fizeste um bom tempo e podes melhorar ainda! Ficaste melhor classificada do que eu, 19ª! Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  2. Excelente relato. Se já estava com vontade de ir, para o ano é mais que certo que estou lá batido. E essa opção de ficar lá na véspera é ouro sobre azul. Agora só falta convencer a minha mulher, hehe!

    Abraço e boa prova nos 20km em Linha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Isso é fácil convence-la, vais para o Hotel Sesimbra & SPA e dizes as regalias (piscina interior, banho suiço, banho turco, duche tropical e sauna) e se não for suficiente ofereces uma massagem ou algo do género. Vale muito a pena ir a esta prova, é muito boa!

      Eliminar
  3. Fizeste uma excelente prova Sílvio. Parabéns. Esta foi a minha estreia nos trails e fiquei fã. Penso que em termos de organização (balização, simpatia, abastecimentos, etc.) esteve tudo 5*. Mesmo na questão que referes no final se seria pela praia ou pelo paredão, havia fitas nos pilaretes junto à estrada. O que pode ter causado confusão foi que nos anos anteriores o trajecto fez-se pela praia e por isso muita gente nem reparou na sinalização junto à estrada.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado! Já vinha cansado e nem reparei bem. Bons treinos!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Silvio, pela excelente prova e pela crónica. Fiquei cá com uma vontade de participar...eu gosto de estrada, mas acho que gosto mais de trail...ainda estou como o tolo na ponte....bem, no fundo eu gosto é de correr!!!
    Isso de ter aí um Hotel com Spa tb não é mal pensado, sempre é mais um argumento para "arrastar" a familia e participar no trail.
    Abraço e boa prova no domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A prova é muito bonita, as pessoas são simpáticas e vale muito a pena! Bons treinos!

      Eliminar
  6. Muito bem! Prova fantástica!

    Já tive oportunidade de dizer num blog que este trail seria para mim uma bela estreia. Ando tentada a fazer uma prova destas, mas só vou arriscar lá mais para depois do verão.
    Gosto muito de Sesimbra e as fotos são fiéis a essa beleza.

    Espero conseguir participar no próximo ano!

    Parabéns pelos resultados e continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A prova é muito bonita com paisagens fantásticas! E como é senhora aconselho o SPA do Hotel Sesimbra & SPA. Bons treinos!

      Eliminar
  7. Muito bem Sílvio! Parabéns! Cada vez que fazes uma prova consegues superar os teus tempos! O que é óptimo porque assim tenho que esperar menos por ti! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aahaha! E quando começar a fazer provas mais longas, de várias horas? Também vais ficar à minha espera? :)

      Eliminar
  8. Belíssima reportagem e há que continuar pois o treino melhora-nos a mente e o físico. Bons treinos

    http://estremoztriatlo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Bonitas fotos e bela reportagem!

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar