terça-feira, 7 de maio de 2013

1º Trilho das Lampas - 4 de Maio de 2013

Estava dificil de escrever esta crónica, em primeiro lugar, devo dizer que ando com azar na tecnologia. A máquina fotográfica decidiu que não carrega, lá se foi a reportagem fotográfica. Em segundo lugar habituei-me a escrever e colocar umas fotos para elucidar visualmente aquilo que experimentei e que não consigo exprimir por palavras. Felizmente estiveram presentes bastantes fotógrafos, bloggers e fotógrafos propriamente dito, e antes de mais agradeço as fotos que vou usar na minha crónica.
Cheguei em cima da hora da prova (mais uma vez), felizmente o levantamento do dorsal foi muito rápido e trazia um apito, pregadeiras para colocar o dorsal, com a pressa a sair de casa, tinha esquecido de levar. Fiquei surpreendido com a dimensão do aparato inicial, muita gente, muita animação, montes de estruturas de apoio (tendas, pórticos, percurso balizado). Ainda tive tempo de fazer um pequeno aquecimento e fui "apanhado", pelo Paulo Pires,  a fazer ainda o aquecimento, enquanto o mentor da prova dava algumas explicações...





Fizemos uma primeira volta em cima da relva para fazer a apresentação ao público presente e seguimos depois pela localidade por algumas ruas da mesma. Os 2km iniciais foram feitos a uma boa velocidade, abaixo de 5min/km.
Tivemos umas belas paisagens com moinhos, acompanhamento aéreo durante grande parte da prova.






Ao 2.5km tivemos uma bela de uma subida, logo para deixar as pernas "quentinhas".  Felizmente a paisagem era bonita e ajudou a amenizar a (boa?) subida.




Depois de passarmos por uma série de moinhos de água, houve o abastecimento liquido, sensivelmente ao 5km, tive de beber água, já estava todo seco, fruto da imensa transpiração que já trazia depois da subida "amigável". Apesar de levar a minha mochila nova Salomon Agile 12 com CamelBak pensei em poupar a minha água. Um aparte, a mochila revelou-se fantástica, durante a maior parte da prova nem me lembrava que a levava, estava bem ajustada. Depois do reabastecimento tivemos uma pequena subida, nada de especial, comparado com o que a seguir viria, um pouco antes do 7km uma subida com aproximadamente 400m. Tudo o que sobe tem de descer, foi seguido de um descida pouco pronunciada com aproximadamente 1km até ao 8km. Neste km tivemos um subida, que mais parecia um muro com uma extensão de 600m. Felizmente fomos depois compensados com a paisagem que começou a mudar, começámos a ver o mar, e fiquei mais motivado com o que via. Foram praticamente 1.5km sempre a descer até ao mar. Literalmente até ao mar, visto que escorreguei e coloquei os pés dentro de água do mar, na praia Samarra, felizmente a paisagem era tanto de espectacular como de perigosa, a descer por umas escarpas. No entanto devido à excelente organização havia montes de bombeiros nos locais perigosos e a avisar dos perigos eminentes. Depois efectuei a subida mais perigosa em provas de Trail, até agora, com a subida a ser feita muito junto às escarpas íngremes. De seguida mais 1km sensivelmente plano para desmoer da subida. Antes do abastecimento dos 12km mais uma pequena descida para mais uma escalada de uma grande subida (mais uma vez com a presença de bombeiros). No cimo da subida, houve um controlo, em que nos deram uma pulseira e finalmente tivemos um abastecimento sólido, laranjas e bananas. Comi um quarto de uma laranja bebi um copo de água e segui. Entretanto começou a ficar escuro, felizmente apenas na parte mais suave da prova (pelo menos para a minha pessoa).




Até ao 13km foi feito sempre a subir, ainda que de forma menos pronunciada do que anteriormente. Entretanto passámos por uma ou duas aldeias, onde me enganei no caminho e tive de voltar a trás, mas felizmente o Paulo Pires com a sua máquina nos orientou no caminho correcto. Mais tarde no 15km passámos uma ponte romana iluminada com tochas  e começámos a subir uma calçada romana. Uma subida lixada, já com o cansaço acumulado e o luz fusco a fazer-me confusão à vista. Comecei a reconhecer o local já perto da meta e vejo um fotógrafo e posei para a foto!

Cheguei à meta com o tempo oficial de 01h49min02s. 



A prova foi um pouco dura mas esteve muito bem organizada. No final foi dado um saco com um bolo (um belo mil folhas que é o meu bolo favorito!), biscoitos, água, uma pequena garrafa de água, um livro do World Press Cartoon e uma lanterna. Não estava à espera de receber tanta coisa! Decididamente é uma prova obrigatória por todos os quaisquer motivos. Para primeira edição foi excelente! Vou aconselhar a prova e penso voltar para o ano que vem. 

Destaco alguns dos muitos pontos positivos:

- local da partida muito bem composto
- a envolvência das pessoas da organização ao longo da prova
- musica na partida
- presença de várias forças civis e da autoridade (bombeiros, GNR, protecção civil)
- presença de ambulância
- percurso muito bem balizado
- elementos dos bombeiros nos pontos críticos
- bons abastecimentos (quantidade, qualidade)
- paisagem magnifica
- vários pontos turísticos visitados
- bom abastecimento no final (sopa de nabiça e chá)
- o saco com vários itens

Terminei em 104º em 295 atletas que terminaram a prova. 



14 comentários:

  1. Parabéns por esta bela aventura

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Devia experimentar um trail, mesmo que pequeno, é viciante!

      Eliminar
  2. Bela prova e belo relato....já li vários relatos sobre esta prova e toda a gente adorou. A organização impecável denota que foi pensada por um atleta que sabe o que malta gosta e precisa. Fiquei com "água na boca", se não for por mais nada pelo "mil folhas" no final....hmmm :D
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu bolo preferido! A organização teve bastante bem a todos os níveis.

      Eliminar
  3. Portanto, a mochila passou no teste, certo?

    Parabéns pelo resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passou claramente! Vou fazer uma análise e depois partilho. Obrigado!

      Eliminar
  4. Muito bom tempo! Nós apanhámos essaa zona das escaparpas já praticamente de noite, imagina!! Mas notou-se que a preocupação com a segurança dos atletas era uma constante.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! Deve ter sido emocionante, com a adrenalina no máximo!

      Eliminar
  5. Caro Sílvio
    Muito obrigado pelo excelente relato e pela apreciação positiva da Prova. Vou tomar a liberdade de partilhar esta crónica. E já agora vou adicionar este ao meu blogue.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apreciação extremamente positiva! Esteja à vontade. Só tenho pena da minha máquina não ter bateria e ter captado as paisagens maravilhosas e fantásticas que tive oportunidade de ver e sentir. Excelente organização, mais uma vez.

      Eliminar
  6. Parabéns Sílvio, retribuindo a tua visita aqui estou encantado a ler a tua crónica da prova trilhos das Lampas, fiquei sem saber se frequentas normalmente as provas de Trail pois a marca que fizeste é muito interessante para atletas ainda inexperientes, que julgo não ser o teu caso. Parabéns por isso e fico muito contente por ter por perto mais um camarada paraquedista, o que muito me honra. Numa próxima oportunidade gostaria de trocar algumas palavras contigo e conhecer-te,. Para já estou a pensar ir a Tancos dia 25 de Maio se estiveres por lá diz qualquer coisa, dá sempre jeito. Vou adicionar-te no meu Blogue.Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provas de trail fiz a primeira no inicio de Fevereiro, em Bucelas (12km). Depois dessa fiz apenas mais três, mini trail da Arrábida (26km), trail de Sesimbra (20km) e agora esta. Sou novo nas andanças do trail. Não tenho a honra de pertencer a essa tropa especial, pertenço ao exército regular, estou ligado à educação física. Mas penso que poderemos falar claro, mesmo não pertencendo à nata do nosso exército. Um abraço para si.

      Eliminar
  7. Eu tive direito a pastel de nata :)

    Foi uma prova espectacular!

    E voltarei às Lampas lá para Setembro, para a Meia Maratona

    ResponderEliminar
  8. Também gostei bastante! Não sei se em Setembro estarei em condições para uma Meia Maratona, visto que vou parar para descansar um mês inteiro, antes de começar a nova época...

    ResponderEliminar