quarta-feira, 22 de maio de 2013

Corrida do Bes - Sintra - 18 de Maio de 2013



Não contava ir a esta prova, não me preparei minimamente para ela e sabia que ia ser dura. Mas gosto de desafios, fui sozinho, encontrei apenas uma pessoa conhecida da minha cidade, quando o encontrei nem consegui dizer uma palavra já que ia com os "bofes de fora". Dirijo-me até S. Pedro de Sintra, estaciono o carro um pouco longe da zona de partida e encaminho-me para a zona da partida. Entro no Largo da Feira e vejo milhares de pessoas num largo pequeno. Começo a fazer um pequeno aquecimento e desata a chover abundantemente, com pingos grossos e frios. Escusado ser dizer que o pessoal começou a esconder-se debaixo das árvores, cafés, casas etc.
Parafraseando um ignóbil a prova foi durinha, durinha, durinha... 
A prova iniciou-se com uma ligeira subida, seguida de uma descida até ao centro da vila de Sintra, isto tudo durante o 1km. Depois começou a escalada de 3km até ao 4km, sempre a subir em curva com contra curva. Sensivelmente ao 4km foi o primeiro abastecimento, não costumo beber água logo no primeiro abastecimento nas corridas de 10km, mas devido à dureza da subida já vinha a transpirar e a perder imensos líquidos,  decidi que iria beber água. Entre o 4km e 6km, onde foi feito o retorno foi uma zona de subidas e descidas ligeiras, com atletas a ir e a vir na estrada da Pena. Entre o 6km e o 8km foi uma fase que permitiu recuperar um pouco o fôlego, mas seria por pouco tempo. Ao 8.5km está o segundo abastecimento e começa então uma nova escalada, desta vez tive de andar mesmo, foi cerca de 50m, mas teve mesmo de ser, porque não estava a conseguir respirar convenientemente. O último km foi feito sempre a descer até à meta em empedrado molhado. Aproveitei para ultrapassar muitos atletas, porque me sinto à vontade nas descidas e acelerei (não sei se por inconsciência ou maluquice). Cheguei com tempo oficial de 54m52s. No final ofereceram duas queijadas de Sintra, bem boas que elas estavam. 
 







8 comentários:

  1. Para o percurso fizeste uma excelente prova! Na partida estavas uns metros à minha frente (se procurares bem na foto do meu blog consegues-te ver) mas só consegui alcançar-te na subida quando começou a haver espaço para correr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Não tinha visto ainda! O percurso era duro. Boas corridas!

      Eliminar
  2. Boas Silvio, essas subidas dão resistência e força...bom treino.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto de subidas, vou muito a baixo psicológicamente. Mas consigo ver a utilidade de as fazer. Obrigado. Bons treinos!

      Eliminar
  3. Foi um óptimo tempo para uma prova destas, parabéns! Acho que teria medo de acelerar na descida final, já vi fotos e vinha tudo lançado!
    Ao menos houve queijadinhas.. ;)

    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram duras as subidas. Gostei e acelerei nas descidas! As queijadas estavam boas, valeu a pena ir à prova nem que fosse por elas.

      Eliminar
  4. Estas corridas durinhas dão outra motivação, principalmente porque a gestão de esforço é a chave do sucesso para acabar bem.
    Parabéns pelo fantástico resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Realmente tive que fazer uma gestão do esforço, foi uma prova desafiante!

      Eliminar