quarta-feira, 12 de junho de 2013

XXVII Escalada do Mendro - 09 Junho de 2013

Estava muito curioso com esta prova, o facto de ficar a escassos quinze minutos da minha cidade Natal e para ver que afinal o Alentejo não é todo plano. Cheguei com bastante tempo de antecedência, à Vidigueira onde se dava a partida. Fui levantar o dorsal, aproveitei para falar ao Director da Prova, o Sr Galvão, pessoa que conheço de outras modalidades há quase 20 anos. Voltei ao carro coloquei o dorsal e comecei a fazer o aquecimento, ao redor das piscinas municipais, onde se dava a partida. Quase em cima da hora eu e os restantes atletas dirigimos-nos para uma porta lateral da piscina.

Entrámos para o complexo de piscinas já passava das 10h, hora de inicio da prova. Concentrámos-nos junto de um portão para sairmos do complexo de piscinas.
Depreendo que seja para fazer o controlo dos atletas. Entretanto um senhor da organização, do Clube de Natureza de Alvito,  fez um pequeno briefing, explicando que o percurso era idêntico ao do ano passado e que a partida ia ser dar uns metros mais à frente e para irmos com calma até lá.






Chegados ao pórtico de partida tivemos mais uns curtos minutos à espera, a maior parte do pessoal estava na conversa e até se assustou com o tiro de partida que foi dado de surpresa.





 Partimos, e com algum público a assistir, pelas ruas da Vidigueira.

Passámos pela zona da chegada, um pequeno jardim, com uma cascata a completar o quadro.


Os primeiros 2km foram feitos sempre em alcatrão, o 1km dentro da vila, como as provas o comprovam.



A foto em cima mostra uma pequena descida que foi ter ao cruzamento da estrada principal, o IP2, com o trânsito devidamente cortado pela GNR. Antes de entrarmos na terra batida encontrei o Director da Prova, o Sr. Galvão, momento que registei para a posteridade. Da viatura dos bombeiros saltou um meu ex-colega de equipa, não estava à espera do ver ali, apesar de ser da Vidigueira. 


Ao longo de todo o percurso foi visível a presença de bombeiros e imenso pessoal da organização, ou a indicar o caminho ou nos abastecimentos. Os 2km iniciais foram feitos a 4:27 e 4:34. A partir do 2km é que começou a prova propriamente dita. 




Estava um dia agradável, fresco e nublado com as fotografias mostram. As fotografias também mostram que o Alentejo não é assim tão plano como se pensa.


O primeiro abastecimento foi logo ao 4km, vinha com sede e pedi uma garrafa de água, mas essa garrafa só a abri mais tarde depois de no segundo abastecimento, já nas antenas do Mendro. 



Tirei esta foto muito curiosa, basta ver como o pessoal vai a fazer uma das muitas subidas.


Depois de uma grande subida segue-se uma descida.


A prova teve bastantes subidas, tais como esta:

Como vinha com pouco fôlego aproveitei para registar a minha presença na prova. 


Já depois de ter atingindo as antenas no Mendro ao 6km, onde havia outro abastecimento, tirei mais uma foto para mais tarde recordar,


O percurso nos últimos km começou a mudar, deixou de ser em estradões largos de terra batida, para ser com mais vegetação em estradas mais estreitas.


 Sensivelmente ao 7km estava um pequeno lago, achei curioso, porque não conhecia e aproveitei para tirar mais umas fotos. 



Daí até ao final fui "picado" com um atleta, que conheço de Beja, e pensei para mim mesmo "vou ficar à frente dele, nem que fique todo roto". Ele foi quase sempre à minha frente, mas nas subidas ultrapassava-o e depois nas descidas ele ultrapassava-me. Foi assim durante quase toda a prova, mas depois do lago, só pensei em apanhá-lo, apesar de levar cerca de 300m de vantagem sobre mim. Entretanto depois do lago houve o terceiro abastecimento, o qual já não quis, por que já estava em modo perseguição. Durante esta parte do percurso comecei a encontrar pessoal da caminhada, tive que fazer algumas ultrapassagens. Num dos pontos onde estava um elemento da organização, que conhecia por acaso, disse para ter cuidado com a curva à esquerda, que estava a escorregar e disse-me "força caceti", comecei a rir e segui. Do 8km e até ao 10km, foi feito numa estrada paralela ao IP2, neste percurso apanhámos um pouco de areia, felizmente levava as sapatilhas de trail e não tive problemas. Chegámos ao cruzamento, para atrevessar o IP2, que mais uma ver estava cortado pela GNR. Visto que era o último km, comecei a acelerar para ultrapassar o atleta do Beja Atlético Clube, que ia "picado" durante a prova. Finalmente consegui ultrapassá-lo a 500m da meta, no entanto houve uma pequena subida e tive receio de puder quebrar, mas já não aconteceram as duas coisas, quebrar o ritmo e ser ultrapassado. Terminei com o meu tempo de 57m:40s, com o tempo oficial de  57m:44s.  Fiquei em 106º em 162 atletas classificados. No meu escalão, Elite Masculino, fiquei classificado em 44º em 60 atletas classificados.

Gostei muito da prova, destaco alguns aspectos positivos, três abastecimentos líquidos, a simpatia da organização, presença de GNR, bombeiros, bons prémios monetários, oferta do almoço, bom espaço para o almoço. 


14 comentários:

  1. Pela tua descrição e pelas fotografias percebe-se que foi uma prova bem interessante e com uma paisagem bem bonita. Há tanto sítio lindo por esse Portugal fora.
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bonito correr praticamente em casa e com um terreno desafiante... Beijinhos

      Eliminar
  2. Boas Silvio, para mim o Alentejo era planinho, amarelo e sem àgua :D ...afinal enganei-me, tem subidas, verde e até uns lagos. Parece interessante essa prova. Parabéns pela corrida e por teres dado "coça" aí no amigo de Beja.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O alentejo é durinho... Estou a pensar fazer o trail "TERRAS DO GRANDE LAGO" será a confirmação de que o Alentejo não é plano... Em relação ao "amigo", só me apetecia passar-lhe uma rasteira, mas tenho muito fair play e confio das minhas capacidades. Um abraço

      Eliminar
  3. Sílvio, obrigado por nos dares a conhecer esta prova.
    Já tinha ouvido falar, agora com o teu relato e as fotos já fiquei com uma ideia melhor.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova é interessante, com muita simpatia das gentes da terra e muito bem organizada. É merecido o destaque que lhe faço. Um abraço

      Eliminar
  4. Emocionante esse final de prova. Parabéns!
    Não vai tardar muito para eu fazer uma prova no "meu" Alentejo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Quando será a estreia no "meu" Alentejo? ;) beijinhos

      Eliminar
  5. Olá! Este foi o primeiro ano em que tive conhecimento desta prova, mas isso do Alentejo ser planinho... é um engano! Como esta corrida o comprova! Parabéns pelo resultado e pela partilha de mais um local bonito.

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado
      Eu partilho as pérolas do Alentejo, vale muito a pena a todos os níveis! Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabéns!Grande prova! Já tinha visto pelo endomondo que tinha sido um final ao sprint, mas agora fica a história por detrás dos números! Muito bom! Dá para ver que as fotos começaram a escassear a partir do "game on"! Só faltou uma foto do almoço!
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo com "pica" para ficar à frente do "cota"! Não fiquei para o almoço, senão tinha tirado fotografias. Preferia almoçar com a família. Um abraço

      Eliminar
  7. Como te disse ontem, aqui está uma prova a experimentar. Organizas a excursão e fazes as honras da casa?
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica prometido que para o ano que vê vamos (sim, porque irei convosco) em digressão até à Vidigueira participar nesta prova! Um abraço

      Eliminar