quarta-feira, 18 de junho de 2014

28ª Escalada do Mendro - 08 Junho de 2014

Este ano voltei a esta simpática prova onde já tinha sido feliz, ver aqui o relato da prova do ano anterior. No entanto não fui sozinho, fui com o Rui Soeiro e a sua familia. Depois de levantarmos os dorsais aguardámos que a familia do Rui parti-se para a caminhada. Nós só partiriamos às 10h. Antes da partida foi feito o controlo 0, depois de avançarmos alguns metros para a zona da partida lá arrancámos. Os primeiros 2 km são feitos dentro da localidade da Vidigueira pelas estradas de alcatrão. O 1 km foi o meu km mais rápido durante toda a prova, 4m14s, o 2 km foi concluido em 4m31s. Começámos com um ritmo alto até entrarmos para terra batida, cerca do 2.3 km. Cerca do 3 km tivemos o primeiro abastecimento e que soube muito bem devido ao calor que se fazia sentir. Após o abastecimento tivemos um subida com uma extensão de quase 1 km, logo depois tivemos uma curta descida, seguido de nova subida com a extensão de 500 m. Nesta fase da prova iamos num carrocel, com subidas e descidas constantes. Para chegarmos às antenas do Mendro tivemos que escalar uma subida dura com a extensão de cerca de 1.1 km, onde foi necessário andar em vez de correr. Felizmente o Rui ia na dianteira a servir de lebre, ele está numa forma fantástica parecendo que ia voando na frente e eu a sentir-me um elefante a arrastar-me atrás dele. No topo das antenas estava o segundo abastecimento onde tivemos que arrefecer bebendo água e molhando a cabeça e o pescoço.  Na descida encontrámos a família do Rui e deu-nos uma motivação extra. Daí até ao final a prova só tivemos uma curta subida (7.1 km), perto de um lago, porque de resto surgiram apenas descidas. O terceiro abastecimento surgiu antes do 8 km e podemos novamente hidratar e arrefecer. Já depois de todas as descidas começámos a correr praticamente em plano, no entanto apanhámos uma dificuldade extra, areia. Durante algum tempo tivemos que circular numa estrada com alguma areia. 




Ao 10 km entrámos na estrada de alcatrão, a determinado momento o Rui espera por mim e trocamos algumas palavras para depois ele "meter o turbo" e arrancar em direcção à meta. Tentei ir atrás, mas o fôlego não permitiu ir ao ritmo dele. Terminámos com diferença de 2s. O Rui terminou classificado em 128º e eu em 129º em 215 atletas que terminaram a prova, na classificação por escalão no nosso escalão Elite Masculino terminámos em 45º e 46º em 67 atletas que termiram a prova no nosso escalão. Depois de um bom banho ficámos para o almoço, entrega de prémios e a confraternizar com os restantes atletas no parque de merendas da piscina da Vidigueira. 

3 comentários:

  1. Com tantos detalhes agora já não preciso de publicar um post meu! :)
    Foi um dia muito bem passado. Acho que não deste suficiente destaque à bela da feijoada acompanhada de pão alentejano e ao vinho à descrição! E tudo pela bonita soma de 5€. Para o ano temos de começar a divulgar a prova com mais tempo para ver se conseguimos levar um contingente blogueiro.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto deste tipo de provas....tipo Trail de Arouca, curtas, duras e de grande "cumbibio". Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tinha ar de estar "fresquinho". :) Parabéns pela prova!
    Bjs

    ResponderEliminar