terça-feira, 16 de junho de 2015

Brisas do Atlântico - 10 de Junho de 2015

Desde que comecei a correr que tinha esta prova debaixo de olho e este ano foi o ano da minha estreia. Esta prova tem inicio na praia de Almograve e termina na Zambujeira do Mar, na distância de Meia Maratona. É um evento multidisiplinar que tem para além da Meia Maratona, estafetas, Run and Bike, patinagem, bicicleta, canoagem. O dia estava excelente para correr com o sol escondido atrás das nuvens e uma excelente temperatura para a corrida, 17ºC. Depois de fazer o rápido levantamento do dorsal realizei um pequeno aquecimento, até que encontrei o meu amigo Luís Rações. 



Estivemos a conversar até à partida da prova, que decorreu com praticamente uma hora de atraso. Após a partida tinhamos uma curta e ligeira subida, facilmente ultrapassada. Arranquei rápido para aproveitar o dia fresco que estava. Até ao 5km fiz praticamente todos os km a um ritmo de 4m26s. Neste mesmo 5km, surgiu o primeiro abastecimento liquido. Após o abastecimento consegui aumentar o ritmo para valores entre os 4m15s e 4m18s aproveitando um companheiro que se juntou a mim e fomos "puxando" à vez. Entre o 8km e o 10km tive uma quebra ligeira porque o terreno começou a subir. No final dessa subida já perto do 11km surgiu o segundo abastecimento liquido. Conseguido baixar novamente o tempo por km para valores abaixo de 4m30s. O último abastecimento surgiu ao 15km, começando a sentir algumas dificuldades entre o 17km e o 18km onde surgiu uma subidas continua e algo ingreme. Consegui recuperar um pouco o fôlego depois de comer uma marmelada que levava, mas o estrago já estava feito e rolei a valores de cerca de 4m30s até ao final. Já dentro da localidade da Zambujeira do Mar os organizadores "enganaram" o pessoal e fizeram um volta de cerca de 1km dentro da Zambujeira do Mar. Terminei a prova com 1h3424s, o segundo melhor tempo à Meia Maratona. A prova ao contrário do que se possa esperar não é muito bonita, já que só vemos o mar no inicio na praia de Almograve e no final da Zambujeira do Mar. Não gostei muito de ter os carros dos participantes na prova de estafetas a circularem no percurso. Gostei do almoço no final, da bonita tshirt que ofereceram, os 3 abastecimentos, tudo isto por apenas 5€. Provavelmente voltarei. 

6 comentários:

  1. Grande tempo Silvio.. parabéns. Escusado era essa parte dos carros a circular por onde os atletas andam a correr. Já ando com saudades de uma Meia... já fez mais de um ano em que participei na última.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Já estava irritado com a porcaria dos carros a passarem... Um abraço

      Eliminar
  2. Sim estou de acordo, os carros a circular no meio da prova é complicado, não gosto nada quando isso acontece

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez que acelerevam era uma nuvem de poluição! Um abraço

      Eliminar
  3. Grande e espectacular tempo. Parabéns! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar