segunda-feira, 4 de abril de 2016

II Trail Running Bombeiros de Messines - 21 de Feveiro de 2016

Desloquei-me até ao Algarve não só para ir a esta prova mas também para ir visitar um tio que, por curiosidade, também estava inscrito para a prova. Na noite anterior à prova dormi em Loulé e só no próprio dia da prova é que fomos até São Bartolomeu de Messines. A prova realizava-se pela segunda edição. Em relação à edição anterior tive conhecimento que o percurso não estava bem marcado portanto iria com atenção às marcações. Após o levantamento célere do dorsal desloquei-me até à zona da partida para tirar algumas fotos com o grupo de corridas ao qual o meu tio pertece. A partida teve início após a partida das provas de BTT que se realizavam ao mesmo tempo e usando alguns dos trilhos por onde a corrida iria passar. Arranquei relativamente forte para tentar posicionar-me da melhor forma para enfrentar os eventuais single tracks que surgem na parte inicial de cada prova. Como estava à espera, entrámos numa zona de single tracks logo após o 1km. Estes single tracks tinham bastante vegetação, alguma pedra e com alguma inclinação lateral, o que obrigava a ir com alguma atenção para evitar mal menores. Inicialmente subimos durante 400m e depois mais à frente começámos a descer. 

Passámos a uma parte desinteressante da prova com algum alcatrão e estradões largos e planos. Comecei a ficar um pouco apreensivo, porque estava a ver que a prova ia ser só em estradões e completamente plana. Felizmente estava enganado e ao 5.6km comecou a parte interessante da prova: as subidas. Surge uma subida com praticamente 1km de extensão a zigue-zaguear ora estradões ou single tracks. Por vezes a subida teve um declive de quase 30%! Escusado será dizer que o passo foi a opção escolhida para enfrentar esta dificuldade. Quando chegámos lá a cima foi interessante ver o que nos reservava: a serra algarvia com um sobe e desce constante e quase sempre por estradões. Ao 7km descemos por um estradão numa encostra extremamente inclinada o que obrigava a travar para evitar quedas desnecessárias. Foram praticamente 2km a descer passando depois por uma parte novamente desinteressante: alcatrão e por dentro de ajuntamentos populacionais. Finalmente voltámos para os trilhos, cerca do 10.6km, começando uma parte muito interessante com um single track, a subir, muito inclinado que foi desembocar numa estrada de alcatrão. Nesta estrada de alcatrão andámos cerca de 300m o que permitiu descansar um pouco da subida anterior e preparar a subida colossal que tinha à minha frente. A primeira parte da subida, cerca de 1km chegou a ter uma inclinação de 25%!  Após uma curta descida voltámos a subir novamente até ao ponto mais elevado da prova: 233m. Nada de especial em termos de altímetria, mas as subidas até aos pontos elevados da prova eram extremamente inclinadas, a vantagem que tínhamos era o facto das subidas serem todas em estradões. Após o 14km entrámos numa parte que gostei particularmente visto que era essencialmente a descer (com algumas curtas subidas), tendo como cenário os montes que nos rodeavam. Notei que iríamos descer bastante no terreno e aproveitei para ganhar um pouco de velocidade (o 16km foi feito em 4m26s). A parte final da descida tinha muita pedra e comecei a sentir os pés um pouco doridos. A partir do 16km começámos a rolar em estradões já com a presença do pessoal do BTT. Por vezes vinham bastante lançados o que em caso de distracção poderia provocar algum acidente. Por mim não me fez muita confusão mas houve atletas que se iam queixando do facto. Sensivelmente ao 18.5km surge uma subida onde conseguimos ultrapassar alguns atletas do BTT. 



Ao 19.5km voltámos aos trilhos propriamente ditos, o terceiro abastecimento surgiu ao 22km. Ao 23km aproximamo-nos do rio Arade, comecei a pensar que iamos ter uma surpresa e molharmos os pés... Seguimos algumas centenas de metros ao lado do rio mas não chegámos a cruzar o rio. Cruzámos sim, a linha do comboio,  ao 24.4km, passando por um pequeno túnel. No final do túnel vi um atleta do BTT a espalhar-se devido a alguma lama que se acumulava no final do túnel. Ao 22.2km o percurso apresentava fitas à direita e à esquerda e ao fundo podendo "cortar caminho" para os mais "competitivos". O percurso seguia em frente, fazia-se uma curva e só depois seguiamos para a direita, um tanto ao quanto ridículo mas foi o que a organização assim marcou. Ao 26km surge a última grande subida e dificuldade da prova. Foi 1km a subir por um single track com pedra, raizes e uma inclinação lateral constante que poderia provocar entorses. A descida, de 1km, que sucedeu era igualmente perigosa com raízes e pedras. Ao 28km e até ao final o percurso era em alcatrão. Fui gerindo o esforço e olhando esporadicamente para trás para ver se não vinha nenhum atleta em minha perseguição. Terminei a prova com um tempo oficial de 2h55m58s, correspondente a um 20º lugar na classificação geral e um 8º lugar no escalão. 
Gostei da prova, estava bem marcada e os abastecimentos eram simples e pouco diversificados, essencialmente alimentos doces.