terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

20 Km de Cascais

O dia amanheceu com sol mas com muito frio, chego ao carro e deparo-me com o vidro partido e vários objectos "subtraídos"... Começou logo mal o dia, entretanto devido a este facto não levei o farnel habitual (um dia ainda conto um dos meus segredos) e cheguei atrasado à prova. Cheguei cinco minutos antes da partida, foi o meu aquecimento, do local onde deixei o carro até à partida... dos 5km! Já estava na partida dos 5km, quando começo a reparar que estava pouca gente para uma corrida desta envergadura. Reparei no erro e saltei as grades para ir para a partida correcta. Como saí de casa à pressa nem tive tempo de ir ao WC, felizmente e abençoada organização havia aqueles WC cor de laranja na partida! O meu obrigado à Xistarca por este pormenor! Estava dentro do "edifício" quando oiço o sinal sonoro de partida, salto lá de dentro e siga!



Como comecei muito atrás no pelotão tive de ultrapassar imensa gente, especialmente logo na primeira subida, depois apanhámos um pouco de vento logo junto ao mar. O meu tempo do km inicial foi o mais lento, 5min25s. Previ mais ou menos este pormenor, devido ao facto de ter de ultrapassar muita gente e não ter feito um aquecimento em condições mínimas.




Quase a chegar ao final do 5km tive de tirar as luvas, já estava com as mãos em brasa!




Felizmente a minha mulher foi comigo e pude dar-lhe as luvas e prosseguir a prova. Passámos pela partida onde iam chegando os atletas da Rapidinha de 5km.


Iniciámos mais uma vez aquela subida inicial, e depois foi sempre a rolar e a ver passar as tabuletas dos km.



 Os meus tempos foram sempre a abaixo do 5min/km com a excepção do 1km e do 6km, devido à aquela subida inicial.

Depois fui correndo, vendo as paisagens e tirando algumas fotografias das belas paisagens que via.


Inclusive deu para tirar fotos, ao que penso ser o início da Serra de Sintra.


Vi a Ligia ao longe, devido ao seu equipamento cor de rosa bebé florescente e fiz-lhe adeus e tentei tirar uma foto, mas como ela ia em bom ritmo só já apanhei a estrada! Para além dela vi o João Lima e a Isa  com o seu equipamento amarelo tradicional dos 4 ao Km. Mais uma vez devido ao andamento que levavam não consegui tirar foto decente, apanhei apenas o pé da Isa. Paciência as fotos ficam para a próxima.



Por volta do meu 10 km, com cerca de 49min de prova vejo o primeiro classificado, que já ia com cerca de 16/17km! Ia com um andamento brutal! Os perseguidores vinha com alguns minutos de atraso. Foi fazendo os abastecimentos de 5 em 5km, já que ia com sede. O meu tempo na viragem foi de 1h04min20s. O 17km foi o km que me custou mais, por dois motivos, aquela subida e porque a distância máxima que tinha feito até hoje era de 18km. Como houve um ligeiro vento de frente quando estávamos a dirigir para o Guincho ajudou também ao cansaço. Pensei no entanto que após a viragem o vento iria ajudar, mas não! Continuou a soprar um ligeiro vento de frente, vindo do mar. Chego à meta com o meu tempo de 1h38min16s, com o tempo oficial de 1h40min13s, com o tempo de chip de 1h37min53s.





Tirei várias conclusões com o término da prova:
- A prova foi mais dificil do que pensava, devido ao vento
- Senti que poderia ter feito melhor, se tivesse feito um aquecimento em condições
- Acho que fiz um bom tempo, visto que nunca tinha feito 20km ou esta prova
- Esta prova serviu de preparação para a Meia Maratona e vi que os treinos e máquina estão no bom caminho
- Penso que com este teste posso apontar para tentar fazer a minha primeira meia maratona abaixo de 1h45min.




Acho que esta foto, no final da prova, elucida o meu empenho nesta corrida.



Fiquei classificado em 863º em 2127 atletas, que terminaram a prova, na Classificação Geral. No meu escalão M2034 fiquei em 169º em 357 atletas que terminaram a prova.







  











6 comentários:

  1. Se o tempo já era muito bom, para quem nunca tinha feito a distância mais fantástico é. Parabéns!

    Esse pormenor das luvas é mesmo assim. Nas provas ou treinos que iniciei com elas, ao fim dum par de quilómetros tiro-as sempre, com a única excepção a ser o Fim da Europa de 2010 onde estava mesmo muito frio e vento.

    Um abraço e uma excelente Meia daqui a mês e meio

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Sílvio. Para estreia nos 20km foi um excelente tempo. A 1/2 maratona tem um trajecto mais plano e também como ainda falta mais de um mês é praticamente certo que irás fazer abaixo da 1h45m.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  3. Olha, acabaste bem disposto e não deixaste que o incidente logo para "começar bem o dia" te afectasse, só por isso já mereces os parabéns!!! E depois o tempo também não foi nada mau! Acho que podes esperar uma boa marca logo na Meia Maratona de estreia! :)

    Boas corridas e bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários e pelo apoio! Bons treinos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Silvio,
    Vais acabar a meia maratona em menos de 1h45 de certeza mas para isso tens que ter calma no inicio. Foi o que eu fiz na meia de Lisboa, comecei com calma e mesmo com aquela subida da Av. Alm. Reis consegui fazer 1:44:58, e eu tenho 46 anos, tu pela foto ainda deves ser novo, também não quero dizer com isto que já sou velho, se calhar até é uma coisa boa neste tipo de provas pois vou mais a jogar no seguro.
    Para teres uma orientação, eu fiz 1:32:59, nos 20Kms de Cascais com uma média de 4:37/Km, para fazer o tempo que tu queres basta ires na velocidade que utilizas-te nesta prova. Pode haver um problema, a quantidade de pessoas, mas temos uma vantagem, o percurso, practicamente todo plano, o que por vezes é um pouco chato tambem. Vais ver que consegues.

    abraço e bons treinos para a meia, e para as outras provas também, claro.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  6. @Manuel Nunes

    Já fui novo! Estou a brincar, tenho 30 anos e acho que sou novo ainda. Obrigado pelas dicas e o apoio. Estou desejando que chegue a prova! O local onde se vai realizar a Meia Maratona é o um dos meus locais de treino habituais, penso que seja mais uma vantangem. Bons treinos e boas corridas!

    ResponderEliminar