terça-feira, 4 de junho de 2013

Corrida do Oriente - 02 Junho de 2013

Fui para esta prova de Metro, saí na estação de Moscavide e fui descendo até ao local da partida. Andei um pouco perdido na zona de partida porque não sabia onde era a chegada e a partida. Encontrei um colega de um amigo das corridas e estive à conversa com ele até ao inicio da corrida. Como já estava bastante calor praticamente nem aqueci, fiz uma corrida ligeira de 200m e aqueci as articulações e pouco mais. Encontrei vários colegas de corrida, o Manel o Luís Xavier, encontrei e conheci finalmente e oficialmente o João Lima e a Isa. Tive uns minutos curtos (infelizmente) à conversa com o João Lima, já estava em cima da hora da partida. O meu objectivo para esta prova era fazer um tempo a baixo de 50min, no entanto devido ao calor que se fazia sentir pensei não conseguir, mas como sou alentejano sabia que estava um pouco melhor preparado para enfrentar este factor do que muitos presentes. Gosto mais de correr com calor, não gosto de correr com o frio. E foi isso mesmo que disse ao João Lima, quando tivemos à conversa. Arranquei com ritmo forte, pensei que poderia comprometer o meu objectivo, mas afinal estava melhor preparado do que pensava. O 1km foi feito a 4:23, demos a volta a meio do 1km, na rotunda e toca a voltar para trás. Foi interessante, deu para ver a imensidão de atletas que a prova tinha. Logo nos 3km iniciais notei que prova tinha uns metros a mais, comparando com o meu GPS do telemóvel e do relógio, cerca de 400m. O 1º abastecimento foi feito antes do 5km, o que foi bom, deu logo para hidratar e molhar a cabeça, cara, pescoço, peito. Não costumo ir aos abastecimentos logo nos primeiros kms mas desta vez tinha mesmo que ser, devido ao intenso calor que se fazia sentir. Passámos umas quantas subidas que fez abrandar uns segundos, mas rolei sempre com um ritmo forte na ordem do 4:30 até ao 6km. Entre o 7km e o 9km abrandei fruto de ter de dar a volta, com o abastecimento, e a entrada para cima do passeio. Em cima do passei tive que ir com atenção redobrada, devido à presença de bocas de incêndio e ao piso irregular. No 10km recuperei um pouco do ritmo anterior e fiz 4:39. Os últimos 480m, na parte da terra batida, consegui ainda ultrapassar alguns atletas, mas também fui ultrapassado por outros e terminei com o meu tempo de 47m:12s.



Tive uma velocidade média de 4:30 min/km. Mais tarde quando fiz o upload da prova, vi que tinha batido o meu recorde dos 10km, passou a ser de 45m:02s! Tempo oficial de  47m:36s. Terminei em 361º em 1634 atletas que terminaram a prova. A próxima prova será a Escalada do Mendro na Vidigueira, no meu Alentejo.





18 comentários:

  1. Ainda dizem que os Alentejanos são vagarosos!... :)
    Grande tempo, Sílvio! Parabéns!

    Boa prova lá na Vidigueira, terra de bom vinho! Todo o Alentejo é terra de bom vinho! Todo o nosso Portugal, aliás, é terra de bom vinho!

    Beijinhos e boas provas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos vagarosos em algumas coisas... :) obrigado!
      Vou beber um bom vinho branco no dia da prova, o melhor do país da Vidigueira.

      Eliminar
  2. 45 aos 10? Espectacular! Parabéns :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Não sei se conseguirei melhorar muito mais aos 10km...
      Um abraço

      Eliminar
  3. Fizeste um tempo excelente! Muitos parabéns Sílvio!
    E viva o Alentejo! Eu adoro o Alentejo, podia era não ser tão quente :)
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! É verdade que é um bocadinho quente, só um bocadinho... :p
      Beijinhos e boa preparação para a Maratona.

      Eliminar
  4. Parabéns, foi um tempo muito bom!
    E agora boa escalada, depois faz um relato à altura! ;)

    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Vamos ver o que consigo fazer nessa prova... Pelo menos fotos e relato vão existir, agora um bom tempo, isso já será mais difícil.
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  5. Parabéns Silvio, grande tempo...5 min abaixo do objectivo..fonix :D
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Correu-me melhor do que estava à espera. Tenho tendência para menosprezar as minhas capacidades...
      Um abraço

      Eliminar
  6. Brutal tempo. Mesmo com calor, conseguir um PB é um feito tremendo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Dou-me bem com o calor! Por acaso nem estava à espera de fazer um bom tempo, quanto mais bater o meu recorde pessoal dos 10km.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Sílvio, corres comó caraças!!!
    Grande tempo.

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo elogio! Quem diria, eu que fui guarda-redes de andebol, porque não gostava de correr e agora bato recordes nas corridas! A vida dá grandes voltas!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Apontar para os 50 e acertar nos 45, como dizem os alentejanos... É OBRA!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns pelo RP! Já tinha visto no endomondo ;)
    O ano passado quando fiz esta prova achei que os 400m extra em terra batida e com uma nuvem de pó era um castigo cruel para quem já tinha feito 10km! Agora é começar a lutar pelos 40 min!
    Boa prova no Domingo e cá fico à espera do relato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Não sei se irei melhorar muito mais.... Gosto mais do piso "mole" do que um piso duro.

      Eliminar