quarta-feira, 30 de outubro de 2013

1ª Corrida do Montepio - 27 de Outubro de 2013

Decidi ir a esta prova por vários motivos: o primeiro ter um cariz de beneficência, o valor da inscrição revertia a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, ter um preço de inscrição simbólico e finalmente ficar perto do meu trabalho. Mais uma vez fui com o meu amigo Rui, ele tinha o objectivo de baixar o seu tempo pessoal aos 10km. Eu ia sem grande pressão para tentar obter o melhor tempo possível perto dos 45m. Ao chegarmos perto da partida começámos a ver uma grande multidão, decidimos avançar o mais possível para partir o mais à frente possível sem grande confusão. O aquecimento foi muito curto, até demasiado... O que podia e criou problemas. O Rui já estava um pouco dorido no tendão de aquiles e com o fraco aquecimento que fizemos ressentiu-se durante a corrida. Partimos no primeiro terço do vasto pelotão, o Rui consegui "furar" pela esquerda eu tentei ir atrás dele, mas como ele passou para o outro lado da estrada não fui atrás dele.





O 1 km foi feito a 4m15s um ritmo elevado tendo em conta inúmeras ultrapassagens e estar ligeiramente frio. O 2 km foi feito a um ritmo ainda mais rápido a 4m05s, quando reparei neste ritmo, tive que diminuir pois poderia quebrar mais tarde. Neste 2 km foi quando fizemos a primeira viragem, o facto de ter visto o restante pelotão e ir distraído a ver se via alguém conhecido pode explicar o ritmo que levava. O 3 km foi feito com um ritmo de  4m17s, algo rápido demais ainda. Ao 4 km e 5 km estabilizei perto do ritmo de 4m30s , com  4m29s e  4m28s respectivamente. Entre o 6 km e o 7 km havia o abastecimento, acabando por quebrar um pouco ritmo para conseguir hidratar-me um pouco e molhar a cabeça, o 6 km foi feito a 4m31s, o km mais lento da corrida inteira. O segundo retorno foi feito sensivelmente ao 6.5 km, nesta altura consegui ver o Rui, mais à frente, consegui "colar" finalmente a ele. O Rui ia com grandes dificuldades com dores no tendão de Aquiles, fui algum tempo com ele e pensei em seguir com ele até à meta, mas ele disse para seguir que nos encontraríamos na meta. Um pouco contra-feito segui e deixei-o, cumprindo o 7 km a 4m25s, o 8 km foi feito ao mesmo ritmo que o anterior a 4m25, o 9 km a 4m26s e no último km decidi acelerar e cumpri o 10 km a 4m20s.



Terminei com um tempo recorde pessoal de  43m38s tirando 33s ao tempo anterior. O tempo de chip foi de 44m01s e tempo oficial de 44m26s. Terminei classificado em 337º em 3734 atletas que terminaram a prova. Nada mau! Bati o meu recorde pessoal dos 10 km sem o esperar. Nos próximos tempos esperam-me grandes distâncias. 



16 comentários:

  1. Parabéns Sílvio por mais um record. Estás em grande! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente prova. Muitos parabéns pelo RP.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por mais um RP! Estás em grande forma! Fiquei mesmo com pena de não ter participado.
    Boa corridas!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo RP. A corrida foi bem planeada e melhor executada.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos! Penso que esteja num pico de forma, é de aproveitar! Mas a partir de Novembro vou começar a preparar me para distancias muito maiores... Boas corridas para vocês! Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por mais um RP este ano, que tanto têm inspirado outros como eu que também fiz novo RP na corrida do Montepio, batendo o meu anterior RP que tinha 2 anos.

    Abraço e boas corridas,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns! Fico feliz por motivar as pessoas para se superarem!

      Eliminar
  7. Que é que se passa contigo???
    Mais outro record? Vai lá vai...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. A sério??? Novo RP???? Quem diria... Já há tanto tempo que isso não acontecia, Sílvio!...
    Sim, senhora! Aproveita esse "pico" de forma!
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Não estava à espera. Não sei bem o que dizer... Quero agradecer aos meus pais, à minha mulher, à minha ex-equipa de andebol, aos meus colegas de corrida...

      Eliminar
  9. Parabéns Sílvio! Estás numa maré de RPs! :) Boa sorte na nova fase.
    Bjs e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Bem vou precisar de alguma sorte para o ultra desafio que se avizinha... Beijinhos e boas corrida

      Eliminar
  10. Bem...eles são uns atrás dos outros...estás imparável. Muitos parabéns!
    E força para os novos desafios...não sei porquê mas já desconfio do que será e onde será... ;)
    Beijos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiuu... Ninguém sabe ainda que vou a uma ultra maratona... Aqui pertinho de Lisboa... ;)

      Eliminar