quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Meia Maratona Rock n Roll 2013 - 06 de Outubro de 2013

Para a minha terceira Meia Maratona tinha como objectivo fazer um tempo a baixo de 1h40m. Fiz uma preparação adequada treinando a ritmos que nunca tinha treinado e pensei que o objectivo seria atingido. No meio da preparação e como consequência bati o meu recorde pessoal nos 10 km em duas corridas em dois fim de semanas consecutivos, na Corrida do Tejo e na Corrida da Linha. Mas... Existe qualquer coisa de estranho porque quando tento atingir um determinado objectivo numa prova, há sempre qualquer coisa a correr mal logo ao inicio. Desta vez foi uma constipação que me assolou durante a semana toda, fiz apenas dois treinos, na segunda e na sexta-feira, quando tinha programado quatro treinos. A nível respiratório estava longe da minha plenitude física, com algumas dificuldades respiratórias. Para além disso, na noite anterior à prova estive na festa do aniversário da minha mulher, vá de comer doces e outras coisas impróprias para a noite anterior a uma prova. Consegui beber apenas água e não bebi álcool, no entanto deitei-me um pouco mais tarde do que queria. No dia seguinte acordei mais ou menos, tomei o pequeno almoço habitual antes das provas e vou com o meu cunhado até ao Parque das Nações, de Metro. Tirámos uma foto para mais tarde recordar.



Quis apanhar um autocarro cedo para puder partir o mais à frente possível na zona de partida. Chegámos com mais de uma hora de antecedência. Fizemos um ligeiro aquecimento, já que o calor já se fazia sentir, fomos ao WC um par de vezes e estávamos prontos para a partida. Na zona da partida fiquei um pouco desiludido, dois cartazes em cima de um pórtico da ponte simbolizavam a partida, não houve animação, speaker, música ou aquecimento generalizado dado por alguém ligado à área do exercício físico. Esta parte foi decepcionante, esperava mais muito mais, como por exemplo marcadores de tempo nem vê-los, totalmente incompreensível, comparado com a Maratona que teve marcadores de tempo. Até parece que a Meia Maratona era uma prova secundária e sem interesse da parte da organização. Iniciámos a prova e toca de ir aos ziguezagues na ponte, a ultrapassar o pessoal mais lento. Os 2 km iniciais foram feitos a um bom ritmo apesar de haver bastante pessoal, 4m39s e 4m20s respectivamente, primeiro e segundo km. O 3 km foi um dos mais rápidos de toda a prova, fruto da descida depois da ponte, a 4m27s. Entre o 3 km e o 4 km o ritmo baixou devido ao facto de ao 3 km haver o primeiro abastecimento liquido e surgirem as primeiras subidas (ainda que ligeiras) a 4m35s, mais o menos o ritmo médio que tinha planeado fazer. O 5 km foi feito a 4m31s e nessa altura passámos em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama com algum público e algumas palmas. O 6 km não sei se motivado pelo banho de multidão ou pela descida da rotunda ou outro factor qualquer fiz o km mais rápido a 4m19s. O 7 km foi feito a 4m44s derivado do segundo abastecimento liquido, aproveitei para molhar a cabeça, a cara e ensopar o boné. Antes do 7 km fui "apanhado" com uma boa cara, ainda... 


Os km seguintes foram aborrecidos com uma paisagem monótona e quase que dormi uma sesta a correr... Corri entre o 8 km e o 11 km com um ritmo entre 4m37s e 4m41s, felizmente para mudar um pouco ambiente houve o abastecimento liquido um pouco antes do 11 km. Mais ou menos nesta altura comi a marmelada que levava. O retorno foi feito um pouco antes do 13km, com o 12 km feito a 4m41s. No abastecimento, praticamente ao 13 km, houve água, a bebida energética e o gel, demasiado material. Às tantas andava a fazer malabarismos com os três items, guardei o gel na bolsa que levava, bebi o copo da bebida energética, abri a água e repeti o procedimento anterior, beber água, molhar a cabeça, cara e ensopar o boné. O 14 km foi feito a 4m41s, nada mau para os malabarismos que tive que fazer... Entre o 14 km e o 15 km houve o abastecimento de fruta e bebida energética, falhei a bebida energética e comi um gomo de laranja, soube-me bastante bem. O 15 km foi um pouco mais lento devido ao abastecimento sólido, foi feito a 4m46s. Não sei se motivado pelo percurso aborrecido ou pelo cansaço que já sentia, comecei a quebrar o ritmo, comecei a correr na casa do 4m50, longe do ritmo que tinha previsto para a prova a 4m34s. Do 16 km ao 18 km o ritmo foi de 4m51, neste período tomei o mel que levava, mas que não surtiu o efeito desejado, soube-me a muito doce, consegui melhorar um pouco o estado físico, passando pelos chuveiro improvisados pelos bombeiros na Praça 25 de Abril. Entre o 18 km e o 19 km comecei a sentir-me muito mal disposto, com alguma vontade para vomitar, sentia-me enjoado dos açucares todos que tinha ingerido em especial do mel, este km foi o mais lento de toda a corrida, 4m56s, nem quis água fornecida no abastecimento. Pela primeira vez, numa corrida pensei em desistir tal era a indisposição, basta olhar para as fotos para ver o estado em que seguia. 





Chegando à zona do Centro Comercial, onde havia mais pessoas, incentivarem e a bater palmas, melhorei um pouco.







O 20 km foi feito a 4m54s já "cheirava a meta", portanto melhorei um pouco animicamente. Começámos a descer para a recta da meta.


 E comecei a sorrir finalmente, porque sabia que ia atingir o meu objectivo.



Afinal ainda havia mais um pequeno desvio e acelerei para a meta quando vi o tapete vermelho, olhando para o cronómetro e cheguei feliz!



O tempo oficial de prova foi 1h40m46s sendo o tempo de chip 1h39m42s. O tempo de registo pessoal foi de 1h38m12s. Objectivo atingido! Para além de ter batido outro recorde, o da distância numa 1h. 
O meu cunhado terminou com um excelente tempo de registo pessoal 1h43m39s
Desde Agosto que andava a treinar para baixar o tempo da Meia Maratona, o tempo estimado que conseguiria atingir seria cerca de 1h37m.  No entanto há vários factores poderão justificar não ter conseguido melhor resultado: ter estado constipado durante a semana toda (na corrida não estava ainda a 100%), não conseguir respirar normalmente por estar ainda entupido, não ter treinado de forma decente durante a semana, ter deitado um pouco tarde na noite anterior e ter alimentado de forma incorrecta antes da prova. Tendo em conta todos os factores acho que fiz uma excelente corrida! Não sei se irei voltar a esta Meia Maratona, o preço de inscrição um pouco cara para o total daquilo que oferece. 

Pontos positivos

- Excelentes abastecimentos
- Boa tshirt 
- Simpatia dos voluntários nos abastecimentos
- Chuveiro improvisado

Pontos Negativos

- Inscrição cara
- Zona da partida decepcionante
- Saco de "ofertas"
- Inexplicável e inadmissível ausência de marcadores de tempo
- Horrível horário de partida
- Percurso monótono





7 comentários:

  1. Parabéns pelo novo recorde!
    Melhoras rápidas da gripe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sofrido, com muitos obstáculos, mas... chegaste feliz! É o que fica!

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Silvio!
    Parabéns pela prova. O que importa é o espirito da coisa e ter prazer em correr.
    Em relação à alimentação , acho na minha humilde opinião que houve coisas a mais em tão poucos kms...
    Eu já corri algumas e nunca comi nem ingeri geis em nenhuma. Só água mesmo.
    Acho que o organismo , em 21 kms não necessita assim tanto de alimentação... e para mais com um pequeno almoço adequado antes da prova...
    Mas nota , que eu só estou a dizer o que sinto, quem se sentir bem a comer e tiver proveito nisso, acho bem que o faça !
    Abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
  4. Nota-se bem que não ias muito satisfeito em algumas fotos! Mas o sacrifício compensou com o teu RP, e terminaste bem, que é o que interessa!
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns pelo RP apesar das dificuldades relatadas. Tal só é possivel pela força de vontade e perseverança que demonstraste ao longo da corrida, passando por cima de todos os obstáculos.

    Parabéns ainda por esta época, pois têm sido recordes atrás de recordes.

    Abraço,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  6. As imagens são ilustrativas do desconforto. Esta prova assolou toda a gente ou com vómitos ou com problemas intestinais! Caramba...
    Mas fica o registo final a chegar à meta! Feliz e sorridente! Basta!
    Concordo em absoluto com a ausência dos marcadores de tempo e com a desajustada hora da prova!
    Parabéns!

    ResponderEliminar