terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Grande Prémio Fim da Europa - 26 de Janeiro de 2014

No ano transato tentei inscrever-me para esta prova, mas deixei passar algum tempo e quando fui tentar inscrever-me as inscrições já estavam encerradas. Este ano nem dei hipóteses, assim que abriram inscrevi-me logo. Sabia de antemão que a prova seria dura, por ter ouvido comentários e relatos de anos anteriores. Sabia também que os 4 primeiros km seriam a sempre a subir, já os tinha feito uma vez numa corrida anterior. Sentia-me bem e fresco para "atacar" esta prova. Combinei com o Rui Soeiro irmos juntos. Nas últimas semanas temos andado a treinar juntos, nos Esquilos e ao fim de semana, quando não temos provas. Cheguei a Sintra com tempo (ao contrário das outra vezes em que chego em cima da hora), entreguei o saco com a roupa para vestir no final da prova,  realizo um pequeno aquecimento enquanto espero pelo Rui. Já na zona da partida estávamos os três, eu o Rui e um amigo do Rui, o Duarte. Tiramos umas quantas fotos, para mais tarde recordar.




Às 10h em ponto é dado o tiro de partida e lá seguimos nós em pelotão compacto por Sintra a cima até à serra.



Os tempos dos primeiros 4 km foram: 5m25, 5m39, 5m44, 5m13; conseguimos manter um bom ritmo, mesmo a subir. Eu e o Rui adoptámos uma estratégia inconscientemente, um ir puxando de cada vez. Por volta do 4km surgiu o primeiro abastecimento, bebi uns golos de água o resto seguiu para lavar a cara.

Depois do abastecimento foi manter um ritmo entre 4m24s e 4m40 até ao 10km, onde surgiram algumas subidas, nada comparado com "a subida" uma autêntica rampa com cerca de 200m, tentei não andar, continuei sempre a correr, entretanto o Rui teve que começar a andar porque a rampa fazia mossa! Depois desta rampa terminar e já no alto, ligo o turbo e lá fui eu pelas descidas infernais até à Azóia. O 12km foi feito a 4m30s depois foi sempre a baixar até ao 15km a 3m37s, já mesmo quase a chegar no 16km abrandei um pouco o passo e rolei a 3m51m.







Terminei a prova com um tempo abaixo de 1h20m, mais precisamente 1h19m25s. Terminei a prova em 264º na classificação geral, em 1865 atletas que cortaram a meta. No escalão de Senior Masculino, terminei em 68º em 317 atletas que terminaram a prova. Adorei a prova, com aquele ar místico da serra de Sintra com o nevoeiro que esteve. A organização esteve ao melhor nível, 5* sem nada a apontar. Voltarei para a próxima edição.




14 comentários:

  1. Parabéns Silvio...boa prova, bom treino. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela participação no GP do Fim da Europa. Pelos tempos quase que não parece que uma grande parte é a subir.

    Até hoje não tive coragem de me inscrever nela, mas nos últimos dias tenho ouvido falar tão bem desta prova, que para o ano irei de certeza.

    Continuação de bons treinos e corridas.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a bem subir, mas como sabia que a seguir era sempre a descer tentei ganhar embalagem logo desde o início. Vale bem a pena ir a esta prova, pela paisagem, pela misticidade da serra de Sintra. Nem que seja para dizer que nunca mais lá voltamos (o que dúvido, porque a prova é linda). Um abraço

      Eliminar
  3. Fizeste uma grande prova! Ver-te descer a uma velocidade supersónica encosta abaixo depois de 11km de porrada foi verdadeiramente surpreendente!
    Fazemos uma grande dupla, estes treinos/prova têm sido 5 estrelas (Bucelas não teve tanta piada sem companhia...).
    Abraço e até ao próximo treino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizemos uma grande prova! Ainda bem que fomos juntos a puxar naqueles 4km iniciais. Fiquei excitadissimo quando vi aquelas descidas todas e lá fui eu! Parecia uma criança de tão contente que estava! Pois em Bucelas não deu mesmo, ainda estava debilitado da gripe, tive muita pena em não ir! Mas outras provas surgirão! Um abraço e até um dia de esquilos...

      Eliminar
  4. Excelente Prova, Sílvio.E um bom relato ilustrado.Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Fernando! Quero puder chegar à sua idade e conseguir correr como ainda corre. Um abraço

      Eliminar
  5. Parabéns Sílvio!! Mais uma vez não te vi, o que é normal, a correr a esses ritmos!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cheguei um bocadinho antes... Por acaso até fiquei um pouco surpreendido com os tempos que consegui. Beijinhos

      Eliminar
  6. Espectacular tempo e ritmos, Sílvio. Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Quando há descidas nas provas fico motivadíssimo e com a "pica toda"! Boa preparação para a Maratona! Um abraço

      Eliminar
  7. Parabéns!!! Que tempo!
    A correr a 3 e tal nalguns km's! Minha nossa!

    O Fim da Europa é realmente uma prova lindíssima e desafiante como todos gostamos.

    Beijinhos e continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Aquelas descidas ajudaram bastante, porque não me poupei nas descidas e fui sempre a "esgalhar"! Beijinhos e boa preparação para a Maratona!

      Eliminar