terça-feira, 22 de abril de 2014

Montejunto Trail - 13 de Abril de 2014

Decidi ir a esta prova, na sua versão mais curta de 21 km, logo no fim de semana a seguir a (empeno) dos Trilhos de Almourol. Combinei ir com um "Esquilo" o Pedro C.  e acabei por ir com outro "Esquilo", o Hugo F. Seguimos até à localidade Pragança a norte da Serra de Montejunto. O  levantamento dos dorsais foi feito num aviário industrial, onde a organização tinha instalado o secretariado. O tempo começava a escassear e tivemos que equipar à pressa para podermos entrar no autocarro que nos levou até ao local de partida, num largo perto de um café na localidade de Abrigada. O inicio da prova foi atrasado devido ao facto dos atletas terem chegado muito em cima da hora da partida e, consequentemente, do levantamento dos dorsais ter sido muito prolongado. A prova maior, de 37 km, tinha como horário de partida as 9h00 e a sua partida foi atrasada em 30 min  começando às 9h30. A nossa prova partiu 5min depois. Os primeiro kms foram feitos em bom ritmo, no alcatrão, depois entrámos em estradões de terra batida. Sensivelmente ao 3.5 km tivemos que escalar a primeira de muitas subidas muito íngremes. Durante esta subida passámos a linha de nuvens.



Essa subida teve a extensão de 1 km, sempre a subir por single tracks com muita pedra à mistura.  Chegados ao primeiro abastecimento, depois de andarmos a descer durante 2/3 km, estava à disposição água dada por vários elementos da organização. Depois tivemos que escalar a encosta da montanha durante praticamente 2 km com single tracks com muita pedra e com uma paisagem deslumbrante não só da montanha mas também do nevoeiro instalado mais a baixo. Chegámos finalmente ao topo da montanha já perto da zona das antenas e das instalações meteorológicas do IMPA. Descemos, durante 2 kms, por single tracks e depois por uma estrada de alcatrão antes de entrarmos novamente em trilhos. Passámos ao lado de um pequeno lago que tinha inclusivé patos e vimos também a antiga fábrica do gelo, ao 10 km. O segundo abastecimento surgiu ao 11.5 km. Supostamente seria abastecimento sólido, mas de abastecimento sólido tinha muito pouco, apenas tinha pequenos pedaços de maçã, pêra e umas pequenas bolachas salgadas. Também à disposição estava água, mas fiquei muito desiludido com o pobre abastecimento... Segui e mais à frente vejo uma rapariga a torcer o pé e a cair, abrandei para ver a gravidade e parecia "apenas" uma entorse, fiquei descansado porque ficou um atleta com a rapariga e segui.  Mais à frente uma placa indicava para a esquerda o percurso do trail curto, virei e foi sempre a descer durante uma boa centena de metros.  Mas os organizadores estiveram bem e de repente tivemos de virar à esquerda para uma "bela" rampa que tivemos que escalar. Foi uma parte muito interessante porque estávamos ora a subir ora a descer. Voltámos a descer para passarmos junto duma zona onde já tínhamos passado anteriormente. Umas centenas de metros, um pouco mais à frente do 16 km,  mais à frente vejo um senhor sentado no chão já com alguns atletas a prestarem ajuda. Provavelmente estava com uma quebra de tensão porque estava muito branco. Dei ao senhor um pequeno pacote de mel que transportava e segui, ficaram vários atletas com o senhor e nada mais poderia fazer. Claramente os organizadores estavam para nos dificultar a vida já que tivemos uma subida quase contínua de 3 km! Passámos de uma altitude de 73m para 238m em apenas 3 km! O último abastecimento surgiu por volta do 19km depois uma bela descida em single track. Após abastecimento segui motivado por já faltarem poucos kms mas os organizadores tinham mais umas surpresas reservadas... Apareceram umas pequenas subidas que obrigaram a quebrar o bom ritmo que trazia. Ao entrar dentro da localidade de Pragança surgiu uma subida muito íngreme que desembocava numa montanha de degraus que foram transpostos já com muita dificuldade em parte devido ao calor que já se fazia sentir. Cortei a meta com o tempo 2h57m. O Hugo D. chegou cerca de 10 min depois. Terminei classificado em 51º na classificação geral em 124 atletas que terminaram o trail curto. No meu escalão de Sen. Masc. terminei em 32º em 63 atletas que terminaram a prova.




Depois de chegar tive alguns minutos a beber água e a comer fruta que havia como abastecimento final. Depois tomámos um belo banho e voltámos à zona da partida, num pequeno largo com um coreto e com uma paisagem espectacular para comer o almoço. Como bebidas havia à disposição água, sumos e vinho, para comer uma bela canja, frango assado com batatas fritas. Foi um belo pitéu com todos os atletas e elementos da organização a confraternizarem. Em relação à prova teve aspectos muito positivos tais como: a dureza e variedade do percurso, a paisagem espectacular, o almoço final, o percurso relativamente bem marcado com placas a indicarem locais perigosos e haver vários elementos da organização em vários sítios do percurso.  Como aspectos negativos posso apontar a pobre tshirt de algodão, os abastecimentos fracos, o local do banho sem sítio para colocar os sacos (que tiveram que ir parar ao chão) e não haver sequer um local para sentar. A Serra de Montejunto tem muito potencial, com uma beleza e dureza ímpar.   

1 comentário:

  1. Essas fotos "por cima das nuvens" são espectaculares. Só por isso já valia a pena esse trail! :)
    Parabéns e continuação de bons treinos
    Beijinhos

    ResponderEliminar