segunda-feira, 14 de julho de 2014

Corrida Vencer o Cancro - 29 de Junho de 2014

Passados seis meses voltei às provas de estrada de 10km, a última tinha sido a corrida de S. Silvestre dos Olivais a 30 de Dezembro. Para esta prova tinha apenas dois objectivos: ajudar com o valor da minha inscrição para Luta Contra o Cancro e o melhor resultado possível. No dia anterior tinha estado na Serra d´Aire e Candeeiros com o Nicolau e o Luís num treino de 30km. Fiquei um pouco moído mas o que interessava era "meter" km nas pernas. Eu participei na corrida de 10km e a minha mulher na corrida mais curta. Encontrei logo uma ex-colega de trabalho e após alguns minutos à conversa lá se seu a partida. No 1 km arranquei logo forte, apesar de ser a subir até à rotunda do Marquês de Pombal, a 4m32s. 




O 2 km foi o mais lento de toda a prova, 4m56s, fruto não só de ser sempre a subir até à Praça do Saldanha mas provavelmente ter arrancado forte de mais logo ao inicio. Os km seguiram-se e fui mantendo um ritmo abaixo de 4m30s até ao 6km onde abrandei para tentar agarrar uma garrafa de água, que acabei por não conseguir. Felizmente já tinha surgido antes um abastecimento e não fez grande mossa a não ser no ritmo que trazia até aí.  O retorno foi feito no final do Campo Grande. Nos 7 km e 6 km em virtude de passar nos túneis da Avenida da República quebrei mais um pouco o ritmo, mesmo assim fui mantendo ritmos abaixo dos 4m45s. A partir do 8 km voltei a ter força para subir novamente o ritmo, aproveitando a inclinação em direcção à Praça do Saldanha e por começar a encontrar os atletas da prova curta inclusive a minha mulher que me deu ânimo. A partir do 9 km e até ao final foi sempre a aumentar o ritmo, o 9 km foi o mais rápido de toda a minha prova, 4m02s. Nos últimos 200m ultrapassei dois atletas que ia com alguma vantagem sobre mim. Podem ver a sequência da aproximação e a ultrapassagem aos atletas. 

















Cortei a linha de chegada com um tempo oficial de 48m29s e com um tempo de chip de 48m18s. 







Na classificação geral terminei em 35º em 305 atletas que chegaram ao fim. Na classificação por género subi alguns lugares e fiquei em 29º em 189 atletas que cortaram a linha da meta.
No meu registo conclui os 10 km ligeiramente a baixo dos 45min, com 44m53s. A prova teve praticamente 11km, com 10.8km de distância. O meu ritmo médio foi de 4m26s/km. Depois da terminar a prova ofereceram mais uns quantos brindes e aguardei pela minha mulher para voltarmos para casa. Gostei de prova, não só pela sua conotação de solidariedade para uma causa mui nobre mas por estar bem organizada com dois abastecimentos. 


2 comentários:

  1. Ias cheio da pressa! :P É para te ires habituando aos poucos ao alcatrão!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Para quem fez 30km de trilhos no dia anterior, não esteve mal não senhor. Parabéns. De vez em quando até dá gosto fazer umas corridinhas "curtas" em alcatrão :)
    Abraço

    ResponderEliminar