sábado, 9 de agosto de 2014

II Corrida dos Montes Saloios - 26 de Julho de 2014

Tive conhecimento desta prova em cima da hora e aproveitei para convidar o Miguel B. e o Paulo. Já tinha estado no III Trail dos Montes Saloios em Fevereiro, no dia da tempestade Stephanie. Sabia que a zona era quase toda a subir e a descer, portanto seria um bom desafio. Nessa manhã tinha estado num treino da loja ProRunner, fui num ritmo calmo para perfazer os 10km do treino. Fomos com algum tempo de antecedência para levantar os dorsais e comer algo antes da prova. No entanto verificámos que a minha inscrição não tinha sido efectuada... Deveu-se a um mal entendido, eu pensei que o Miguel nos tinha inscrito a todos, quando afinal ele tinha feito apenas duas inscrições. Felizmente pude inscrever-me localmente e participar na prova. Comentámos que a prova seria dura com bastantes subidas. Depois de me inscrever fomos até um café comer algo, como faltava algum tempo antes da partida, tivemos oportunidade de assistir a um torneio de futsal feminino que estava a decorrer no pavilhão. Cerca de 30 minutos antes do inicio da prova, fui equipar-me no carro, depois realizámos um pequeno aquecimento. Após o aquecimento colocámo-nos no meio do pelotão e lá arrancámos. 




Como sabia que era a descer logo ao inicio da prova, arranquei a todo gás para ganhar uns segundos preciosos e algumas posições. Só para terem a noção da descida inicial, fiz o 1 km a 3m49s! A descida terminou praticamente ao 2 km, este foi feito a 4m04s. Surgiu a primeira de várias subidas que tivemos que enfrentar, consegui manter-me com um bom ritmo e concluir o 3 km a 4m56s. Surge uma nova descida onde acelerei e terminando o 4 km em 3m50s. A partir deste 4 km e até ao final a prova começaria a subir, assim como os meus tempos ao km consecutivamente até ao final. Em duas situações, dois atletas passaram por mim e foram falando comigo e dando-me força não só verbalmente mas fisicamente já que correram ao meu lado durante alguns minutos. Tivemos o abastecimento liquido sensivelmente ao 6 km, pude despejar alguma água em cima da cabeça, pescoço e beber água. Foi feito também um controlo de tempo ao 6.7km, marquei 28m54s. 





Comecei a sentir alguns dificuldades, mas o apoio das populações locais deu-me alguma força anímica para continuar sem baixar muito mais o ritmo. Do 7 km até ao final foi sempre a subir e as dificuldades ainda apertaram mais quando no último km tivemos a subida mais acentuada de todas. Consegui ainda ultrapassar um atleta nessa subida porque reconheci o local e sabia que estávamos a terminar. 




Terminei a prova com um tempo oficial de 49m01s e tempo de chip de 48m53s. Terminei classificado em 40º em 111 atletas que terminaram a prova. No meu escalão de sénior masculino terminei num honroso 10º lugar! O meu ritmo médio foi de 4m32s. No final tivemos um buffet de fruta e água o que soube bastante bem para recuperar! O Paulo terminou a sua prova com 54m00 e o Miguel com 58m26s. Gostámos bastante da prova com toda a sua envolvência da população local, do percurso e o buffet de fruta no final. 






5 comentários:

  1. 10º no escalão! Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente resultado, estás uma machine! ;)

    ResponderEliminar
  3. É pá...e ainda dizem que os alentejanos são lesmas :D ...parabéns pela grande prova e pelo honroso 10º lugar...não é todos os dias.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Estás um atelta!!
    Deves andar a treinar em Monsanto! :))))

    ResponderEliminar
  5. Excelente! Um 10º lugar no escalão é espectacular! Grande Sílvio!
    Força para as próximas!

    ResponderEliminar