quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

São Silvestre de Lisboa - 27 de Dezembro de 2014

De regresso a Portugal para umas férias, aproveitei para voltar às corridas (já que na Suécia nesta altura não há provas). Em 2013 estava inscrito para a S. Silvestre de Lisboa mas por motivos de trabalho não pude ir portanto este ano tinha mesmo que tirar a desforra. Como me inscrevi tarde, parti da partida sub-60. Sabia que tinha que correr muito e ultrapassar muita gente para fazer uma prova decente. Combinei encontrar-me como o Miguel M. e o Paulo para revê-los. Eles sairiam da partida de sub-50. 






Depois de um breve aquecimento com eles dirigi-me para a minha partida. Antes da partida foram chamados os atletas da Elite, seguidos da interpretação do Hino Nacional pela fadista Cuca Roseta. A Elite Feminina lá partiu com uns minutos antes da Elite Masculina. Eu parti cerca de dez minutos depois da Elite. Arranquei com toda a força possível (tentando ultrapassar pessoas que iam a caminhar e que arrancaram à minha frente...) Durante os primeiros 2 kms foi praticamente aos S e Z tal era a concentração de pessoas. Olhando para o tempo dos dois primeiro quilómetros até não foi muito mau: 1km a 4m50s e o 2km a 4m16s. Entusiasmado pela velocidade que consegui atingir fui acelerando até cerca do 4km. Acabei por "pagar a factura" da ausência de treinos de velocidade e o começo demasiado rápido para o meu ritmo habitual. Sensivelmente ao 4 km começo a ter uma dor como o Filipe Torres teve , uma tremenda "dor de burro" como nunca tive na minha vida. Cheguei mesmo a pensar em parar... Felizmente comecei a pensar que eu sabia contornar a situação, abrandei um pouco o ritmo e comecei a respirar melhor. Basta comprovar os números para ver a evolução dos tempos ao km: 3km a 4m03s (aqui foi o período em que "rebentei"); 4km a 4m23s, o 5km a 4m53s e o 6km a 4m55s! Pelo meio houve um abastecimento onde aproveitei para dar dois goles de água. A passagem pelo Cais do Sodré ajudou a levantar a moral, já que havia algumas pessoas a apoiar os corredores. Em frente ao Cais das Colunas reencontro o João Campos, avistando-o à distância com o seu estilo e a sua cabeleira funky! Troquei cumprimentos e umas breves palavras com ele e segui o meu ritmo. Já na Praça do Comércio oiço vozes e vejo luzes de lanterna a avisar de uma lomba que estava no caminho. O 7km, a subir a Rua da Prata, foi feito a 4m40s, um ritmo mais normal e confortável para a minha pessoa. A partir da Praça dos Restauradores foi sempre a subir até à rotunda do Marquês de Pombal, comecei a sentir-me bem e em casa (habituado a treinar subidas). Consegui aumentar o ritmo mesmo a subir, até meio da Avenida da Liberdade, terminando o 8km em 4m37s. O resto da subida e até ao final do 9km foi feito em 4m57s (o km mais lento de toda a prova). Até ao final foi a "esgalhar" a descer a Avenida da Liberdade para terminar com um tempo oficial de 47m43s e com um tempo de chip de 46m20s. 




A média da corrida ficou-se pelos 4m34s. Posso considerar que o resultado foi bom tendo em conta que parti da partida sub-60 e tendo que ultrapassar literalmente centenas (ou mesmo milhares) de pessoas e consegui recuperar depois de uma agudizante "dor de burro". 

Fiquei com algumas notas mentais a não esquecer: não partipar em corridas com vários milhares de pessoas, ou pelo menos tentar partir o mais à frente possível; fazer alguns treinos  de velocidade antes da prova para melhores resultados. 








9 comentários:

  1. Olha...este blogue afinal ainda respira :) ...dois treininhos de series nas semanas antes para desemperrar as pernas e até voavas carago....Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue tem estado parado pela falta de participação em provas, mas continuo a correr cada vez mais! Tens razão, devia ter preparado melhor a prova, mas foi o que se consegui arranjar. Um abraço

      Eliminar
  2. Também andou por aí o burro! Sacana! Estou como tu, nunca me tinha acontecido aquilo! Já pensei se terá sido de comer tanto no natal... A minha prova foi muito como a tua, sem qualquer preparação para velocidade. Ah, e não há duvida nenhuma que a única maneira agradável de participar nesta prova é partindo lá À frente! Espero que as férias tenham sido boas. Um abraço e bom 2015!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei nessa situação da comida no Natal. Pode ter sido outro factor a contribuir para a dor. As férias foram boas, agora já estou de volta ao "congelador". Um abraço e bom ano de 2015!

      Eliminar
  3. Óptimo tempo, com dor de burro incluída e tudo! :)
    Bom ano Sílvio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bem-vindo de regresso Sílvio (ao blogue claro, que pelo teu tempo já percebi que continuas a dar-lhe bem) =)
    Um excelente ano para ti!
    Beijinhos

    ResponderEliminar