domingo, 3 de maio de 2015

Corrida da Liberdade e Raide Atlético Vale de Barris - 25 e 26 de Abril de 2015

Para este fim de semana estava previsto uma dose dupla de corridas, no sábado a Corrida da Liberdade em Lisboa e no domingo o Raide Atlético Vale de Barris em Setúbal. Para a Corrida da Liberdade o plano era ir num ritmo mais calmo do que o habitual e fazer companhia ao Miguel B. Fiz o levantamento do dorsal no próprio dia e esperei pelo Miguel B. e o Paulo. A estratégia do Paulo para esta prova seria "prego a fundo" e a nossa seria ir num ritmo mais calmo. Depois de um pequeno aquecimento entrámos para o "curral" em frente ao Reguimento de Engenharia, onde se deu o início da Revolução de Abril. Lá partimos para mais uma Corrida da Liberdade com grande alegria, como é apnágio desta corrida. Nos 2km iniciais fruto da multidão que seguia à nossa frente o ritmo foi 5m30s e 5m09s. Conseguimos ultrapassar algumas pessoas e nos 4km seguintes mantivemos um ritmo abaixo de 5m00 por volta 4m45s. Com o abastecimento por volta do 6/7km o ritmo desceu um pouco para 5m/km. Com a passagem pelos os túneis do Campo Grande, o GPS perdeu o sinal, o ritmo subiu ainda mais para 5m38s no 9km. Comecei a puxar pelo Miguel para o voltarmos ao ritmo que traziamos anteriormente, não só conseguimos mas conseguimos aumentar o ritmo nos dois últimos km. O último km foi feito em 4m23s. Terminámos com um tempo final de 52m57s.  







Raide Atlético Vale de Barris

Cheguei a local de partida da prova já com pouco tempo para levantar o dorsal, mas como estava tudo muito bem organizado levantei o dorsal em menos de 5 minutos. Fiz um pequeno aquecimento para "activar a máquina" que ainda estava quente do dia anterior, seguido de um pequeno briefing da parte da organização, onde reforçaram para estarmos com atenção às marcações isto porque na noite anterior tinha chovido e tinha havido muito vento. 






Posicionei-me no meio do pelotão de cerca de 200 pessoas e partimos por uma estrada de alcatrão, lá passámos para uma estrada de terra batida cerca do 2km. 




Ao 2.5km começou a prova propriamente dia, tivemos de subir um troço de cerca de 400m com alguma lama,  que provocava alguma falta de aderência. 


Nesta subida estavam não só elementos da organização mas também alguma pessoas a apoiar e tirar fotos. Depois de cerca de 4km de single tracks de sobre e desce constante e com muita lama nos pés passámos para um estradão onde conseguimos tirar a maior parte da lama. No topo podemos observar uma bela paisagem da serra e dos vários moinhos que compunham a paisagem. Ao 7km tivemos uma longa descida com cerca de 1km seguido de um troço dificil com muita pedra e a subir praticamente até ao 10km, onde se situava o primeiro abastecimento. 






No abastecimento havia água, bananas e laranjas. Aproveitei para encher uma pequena garrafa com água que transportava. Após o abastecimento tivemos uma bela descida para recuperar o ritmo. Mas tudo o que desce, tem de subir e foi dura a subida, comecei a transpirar abundantemente, quase escorrendo um fio de suor pelo queixo. Nova descida e consequente uma dura subida. Os kms foram passando com o percurso a ser mais suave, com curtas subidas e descidas. Ao 13km surge nova subida colossal, foram 1.5km a subir. Do 15km até ao abastecimento que se situava no 19km foram 4 km sempre a descer. Chegado ao abastecimento perguntam-me se quero uma mini, recusei porque estava cheio de sede. Bebi bastante água, comi batatas fritas e comi laranjas. Segui passados 3 minutos já restabelecido, sem saber que uma das parte mais duras da prova estava para aparecer... Começo a reconhecer a zona de uma outra prova e pensei que iria reencontrar  um "velho conhecido", um corta-fogo a subir quase até ao céu! Quem conhece a Serra de Sintra conhece com certeza o corta-fogo da Corrida do Monge e posso dizer que é tudo semelhante aliás atrevo-me a dizer que é ainda mais comprido do que o da Corrida do Monge, juntando a lama e as enormes crateras feitas pela água a descer imaginem... Começo novamente a suar em bica e a perder muitos liquidos e sais precisosos. Recuperado da escalada de 2 km que tinha efectuado, é apresentada uma bela descida com curva com contra-curva. Mas a organização não facilitou voltando a apresentar-nos uma nova subida, desta vez um pouco mais curta com 1 km de extensão. Surge um single track muito interessante pelo meio das árvores com um sobe e desce constante, foi com imenso gosto que fiz esta parte da prova. Somos guiados para um pequeno barranco onde andámos cerca de 400m, ao início com água apenas pelo tornozelo cheia a ficar com a água pela cintura.



Já depois de sair do barranco começo a sentir algum cansaço quando ainda faltavam cerca de 6km. Fui bebendo pequenos de água e fui aguentado como pude. 





O percurso foi sendo feito por estradões surgindo apenas mais uma subida digna de registo até ao final. Cheguei à meta 30s depois do meu ídolo Paulo Pires com o tempo de 3h21m27s. 






Fiquei classificado em 21º em 125 atletas que terminaram a prova. No final estive a comer laranjas, bananas e beber água.  A prova foi muito bem organizada com muita simpatia à mistura. Recomendo esta prova e voltarei provavelmente. 



1 comentário:

  1. Há e tal sou pro faço 2 provas seguidas, e faço provas de 30km com uma garrafinha porque é obrigatório e cenas... :P Grande campeão! Muitos Parabéns!

    ResponderEliminar