segunda-feira, 23 de novembro de 2015

1º Grande Prémio S. Martinho e 1º Trail Vitoriano - 14 e 15 de Novembro de 2015

1º Grande Prémio de São Martinho





O boom das corridas também já chegou ao Alentejo! A cada fim-de-semana vão surgindo algumas provas de corrida com aquele espírito de atleta de pelotão gosta: amadora mas bem organizada e com o enfoque nos atletas. Aproveitando uma prova curta e relativamente perto de casa decidi ir até Odivelas do Alentejo. Esta prova consistia num percurso por estradões e caminhos agrícolas com cerca de 11km de extensão. Para além da prova de corrida existia também uma caminhada e um passeio de BTT com cerca de 25km. Para a prova de corrida estavam na partida mais ou menos 30 atletas. O meu objectivo para esta prova é meter km nas pernas, em trilhos e com alguma velocidade. O 1km foi feito numa velocidade estonteante (pelo menos para mim) a 3m39s em virtude de ser a descer e em alcatrão. Durante os 2km iniciais consegui ir no grupo da frente mas foi curto, mas bom, até que os mais rápidos descolaram e fui numa velocidade mais próxima da minha. Após uma ligeira subida o 3km foi feito em 4m48s (o km mais lento de toda a prova). Com o primeiro abastecimento a aparecer logo ao 3km. Entre o 4km e o 5km foi a parte mais "dura" da prova com o perfil do terreno a subir progressivamente, mas curiosamente não diminui muito ritmo (4m37s). Até este período vinha no encalço de um atleta relativamente novo, sabia que ele iria quebrar e eu manteria o meu ritmo ultrapassando facilmente neste 5km. O ritmo foi aumentando e fui rolando diminuindo os tempos ao km para um ritmo de 4m13s, ao 7km. Ao 8km surge nova inclinação no terreno e abrandando um pouco aproveitei para posar para a foto! 


O segundo abastecimento surgiu ao 9km mas como o dia estava fresco não bebi e segui. Ao 10.5km, um elemento da organização aponta o caminho para a direita, quando estávamos praticamente dentro de Odivelas, entramos então na estrada de alcatrão  que dá acesso a Odivelas. Nos últimos 600m tive que acelerar porque vinha um atleta no meu encalço, mas não foi fácil visto que eram sempre a subir até à meta. Felizmente não fui ultrapassado verificando no final que aumentei a minha distância para o atleta que vinha no meu encalço. 

Terminei a prova com um tempo oficial de 50m29s com cerca de 30s de vantagem do outro atleta que vinha no meu encalço. A minha classificação final foi o 11º lugar em 32 atletas que terminaram a prova. O meu ritmo médio foi de 4m22s, com a 3ª melhor marca aos 10km (43m48s). No final havia abastecimento sólido (bananas, maçãs e laranjas) e líquido (água e refrigerantes). Gostei desta pequena prova, bem organizada com um percurso interessante do ponto de vista de ser rolante com uma ou duas subidas interessantes. 




1º Trail Vitoriano


Segunda prova no fim-de-semana, desta vez em Ermidas do Sado. Sendo a primeira edição não sabia bem o que esperar, mas sendo um trail relativamente curto estava mais ou menos à vontade. Depois de um rápido e expedito levantamento do dorsal comecei a efectuar um aquecimento ligeiro ao mesmo tempo que ia fazendo o reconhecimento do percurso. À partida estavam cerca de 100 atletas. Coloquei-me a meio do pelotão para "estorvar" o meu ímpeto inicial muito rápido. 




Os primeiros 500m decorreram dentro da localidade e em alcatrão, passando depois para estradões e caminhos agrícolas. O percurso era extremamente rolante e acessível, permitindo velocidades elevadas. Surgiram apenas duas subidas de dois viadutos sobre a linha de caminho de ferro (ao 1.5km e 3km).




 A determinado momento, cerca do 3km,o piso tornou-se mais difícil já que era praticamente areia. O que fez com que abrandasse o ritmo que trazia até aí. O percurso seguia para uma zona onde podemos ver um canal de água. O primeiro abastecimento surgiu ao 5km sensivelmente. Ao 7km surgiu ponto de interesse na prova, a organização aproveitou um tubo de rega para fazer uma espécie de chuveiro! Uma ideia simples mas eficaz que permitiu arrefecer um pouco. 


Por volta do 10km, depois de surgir uma subida um pouco mais inclinada e com a respectiva descida cheguei ao segundo abastecimento. 



Neste abastecimento havia não só líquidos mas também fruta. Eu achei que não era necessário e levei apenas uma garrafa de água para não perder muito tempo. Após o abastecimento comecei a ver a ver o padrinho da prova, o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Fui aproximando-me aos poucos dele, notei que ele começou a ficar nervoso porque começou a olhar muito para trás e a forçar o seu andamento. Eu continuei no meu ritmo e acabei por ultrapassá-lo após a zona mais complicada de toda a prova. Esta zona foi a única zona que merecia a pena chamar-se de trail, já que havia alguma lama e uns bons desníveis (ainda que curtos). 






Após ultrapassar o "sor Presidente" fui aumentando a distância dele. Já dentro da localidade começo a sentir a presença de outro atleta no meu encalço. Entrámos por uma passagem inferior da estação de caminho de ferro de Ermidas do Sado.  Forço um pouco o andamento para tentar descolar e sou bem sucedido entrando na recta da meta sozinho. Terminando a prova em 1h14m15s. 



Termino no 24º lugar na classificação geral em 96 atletas que chegaram ao fim e no 10º lugar em Sénior Masculino em 27 atletas atletas do meu escalão. Gostei de alguns aspectos da prova mas não tenciono voltar porque é demasiado "rolante" e pouco desafiante. Será uma prova adequada para quem está a iniciar-se no trail.



1 comentário: