domingo, 6 de dezembro de 2015

Meia Maratona de Évora - 22 de Novembro de 2015

A uma semana de voltar aos Ultras Trails decidi ir a esta prova porque ia reencontrar 2 amigos, o Miguel B. e o Paulo G. Para além de ir com um novo amigo das corridas, o Eduardo M.

O objectivo para esta prova era terminar sem nenhuma mazela e com um tempo abaixo de 1h40. Chegados a Évora fomos levantar o dorsal do Eduardo M., já que o meu tinha sido levantado pelo Miguel e o Paulo no dia anterior. Após o rápido levantamento do dorsal voltámos ao carro para equipar, não apetecia muito porque estava fresco...

Dirigimo-nos para a Praça do Giraldo, o local de partida das provas (Meia Maratona, 10km e caminhada). Comecei a ficar stressado porque tinha de encontrar o Miguel e o Paulo para ter o meu dorsal. Depois de várias voltas à Praça do Giraldo, encontrei-os finalmente, faltando apenas 10 minutos para o início das provas.

Colocámo-nos o melhor possível no meio da multidão, com pessoas da caminhada à mistura... Este ponto foi a nódoa numa boa organização. Depois de umas breves palavras e de pousarmos para a foto foi dado o tiro de partida. 




Os 2km iniciais foram dentro das ruas estreitas da cidade. Apesar da confusão inicial até não foi muito mau, consegui desenvencilhar-me da multidão seguindo num bom ritmo. O 2 e 3km foram os mais rápidos de toda a prova, 4m01s e 4m06s respectivamente.  




Seguindo pelo IP2 fomos em direcção ao parque industrial de Évora. Até ao 8km os tempos ao km foram sempre abaixo de 4m20s. O primeiro abastecimento surgiu ao 6km, como não estava muito calor, bebi um pouco de água e levei a garrafa na mão. 

A partir do 8km, a prova começou a complicar, visto que o perfil do terreno começou a inclinar. 






Até ao 13km foi sempre a subir. Consegui ir mantendo um ritmo decente, até ao 10 km, a rondar o 4m30s. Nesta parte comecei a ver o Filipe Torres, aproveitei esta "lebre" de luxo e fui no seu encalço. Ao 10km tivemos o segundo abastecimento.  A parte mais complicada da toda a prova foi uma "senhora rampa" que tivemos que escalar e terminava junto às piscinas municipais. O ritmo foi completamente destroçado para um ritmo de 4m43s neste 13km. 

Entusiasmado por ter ultrapassado a rampa referida e por ter o Filipe a ser a minha lebre consegui voltar a um bom ritmo a cada km que passava. O 14km foi cumprido em 4m32s, o 15km a 4m25s e o 16 a 4m16s. Importa realçar que ao longo de toda a prova houve bastante apoio popular aos atletas que iam passando, ora a bater palmas ora com palavras de incentivo. Ao 14km deu-se o retorno e foi possível ver a dimensão do imenso pelotão que a prova teve. Senti-me com mais força por começar a ver outros atletas. O terceiro abastecimento estava colocado ao 15km. 

Sabia que a prova não estava ainda acabada, a organização decidiu "brindar-nos" com mais uma rampa, esta mais suave mas mais prolongada. Tive mais um "boost" de ânimo, pois vi a filha do Miguel M. e uma amiga com cartazes a apoiarem o pessoal. Os últimos dois km foram cumpridos religiosamente em 4m21s. Nos últimos 300m aproximei-me do Filipe e dei-lhe alguma força, já que estávamos a subir, notando que ele já ia na "red line". Cortei a meta com um tempo oficial de 1h34m52s com um tempo de chip 1h34m20s. A minha classificação final foi 181º em 940 atletas que terminaram a prova. Gostei muito da prova, a nível da organização esteve a roçar a perfeição, com a excepção da partida com todos os participantes juntos.

4 comentários:

  1. Mas que grande marca! Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bela prova Silvio ... muitos parabéns!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Sílvio! Estás em forma!:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Só uma 1h34? A jogar em casa era para baixar o RP. :P Há e tinha 200D+, e as partidas misturadas... desculpas!
    Parabéns grande máquina e já me estou a preparar mentalmente para levar uma abada em Portalegre...
    Abraço.

    ResponderEliminar