sábado, 16 de janeiro de 2016

Trail de Todos os Santos - 03 de Janeiro de 2016

Esta prova estava prevista para o dia 1 de Novembro mas sofreu um adiamento por motivos que nem vou comentar... A uma semana de ir ao Trail Vicentino da Serra decidi ir ao trail curto (15km) para não me cansar muito. Após uma curta deslocação chego a Alvito. Estacionei o carro a 50m da partida, dirigi-me ao local da partida para o levantamento do dorsal e da tshirt (apenas e só).Depois de fazer um aquecimento coloco-me na zona da partida. A prova tinha inicio às 9h e começou quase com 15min de atraso... À partida estariam menos de 50 pessoas para as duas provas (15km e 30km) e caminhada. Arranquei rápido porque seria uma prova relativamente curta. 




O 1km foi percorrido em 4m23s. Após 600m dentro da localidade entramos dentro dos trilhos propriamente ditos. Enfrentámos a primeira subida que permitiu aquecer e bem! Foram 600m a subir até ficarmos cobertos pelo nevoeiro que havia. Após antingirmos um dos pontos mais elevados da prova descemos por terreno um pouco acidententado com uma curta subida pelo meio. O terreno foi tendo um declive negativo até ao 5km. O percurso era feito ora em estradões ora em single tracks, chegámos inclusivé a passar por uma zona florestal. A divisão dos dois percursos foi feita cerca do 5.5km, após uma uma curva de 360º (nesta parte do percurso dava para cortar caminho porque os trilhos estava muito juntos), encontrei atletas do percurso longo a voltar para trás porque se tinham enganado no percurso... Continuámos a subir até já bem perto do "abastecimento". O "abastecimento" teria sido por volta do 7km, num antigo moinho, digo teria sido porque só estavam 2 garrafões de água e alguns copos no chão. Pensei para mim mesmo: "o pessoal nomeado para o abastecimento não apareceu". Não me importei porque a prova era curta. Ao cruzar a estrada de alcatrão havia um GNR e um elemento da organização a apontar os dorsais. Cerca do 8.6km chegámos a um novo moinho onde estava uma pessoa a dizer que estava a 10min do primeiro classificado. Aproveitei a descida e o facto de ter um atleta no meu encalço para acelerar um pouco e fiz o melhor tempo ao km de toda a prova, uns estonteantes 3m52s! Novo cruzamento com a estrada alcatroada e vejo atletas a virem da esquerda (presumo que se tinham enganado no percurso) com um GNR e outro elemento da organização. 



O percurso tornou-se mais técnico com single tracks com muita vegetação que por vezes dificultava a progressão. O segundo "abastecimento" encontrava-se num ponto elevado da prova mas mais uma vez estava deserto com os dois garrafões de água e copos no chão... Neste local deixei de ver fitas, fiquei baralhado com o caminho a seguir, tive de andar de um lado para outro para puder encontrar uma fita que me orientasse qual era o percurso. O percurso felizmente era a descer, dando assim possibilidade de recuperar algum tempo perdido. Daí até ao final fui sempre a "esgalhar" com a força que ainda tinha. Entro dentro da localidade e ainda sou bafejado com uma foto. 



 Ultrapasso a linha de meta com um tempo oficial de 1h17m26s. Terminei classificado em 17º em 58 atletas que terminaram a prova. 

A situação a realçar foi o facto de ter sido uma prova com abastecimentos self service, uma situação que nunca vi nem ouvi falar...

Sem comentários:

Enviar um comentário