segunda-feira, 1 de abril de 2013

Centro de Marcha e Corrida do Jamor


Aproveitando um fim de semana de descanso de provas (não de treinos!), pus a leitura em dia, quer em livros quer em sites/blogues. Encontrei uma site muito interessante que é o Programa Nacional de Marcha e Corrida. O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, da altura afirmava que:

A FPA, em parceria estreita com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, entidade altamente especializada no aconselhamento técnico no domínio da actividade física, do exercício, da condição física e das suas relações com a saúde, e contando igualmente com o apoio político, financeiro e envolvimento efectivo, da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, e do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., procurará, solidariamente com estas instituições, utilizar o Programa Nacional de Marcha e Corrida em ordem à elevação do nível de saúde das populações.

A proliferação de caminhadas, marchas e corridas na estrada, em parques das cidades, em passeios marítimos etc etc tem correspondido à necessidade de estratos cada vez maiores da população quererem contrariar o sedentarismo do seu quotidiano e melhorar os seus níveis de condição física valorizando igualmente em actividades de grupo, as exigências de convivialidade e de estreitamento de relações pessoais.

A criação de Centros Municipais de Marcha e Corrida poderá constituir um salto qualitativo na organização do quadro de actividades e na qualificação do enquadramento técnico dos participantes neste Programa Nacional.

 Existem vários centros destes, espalhados pelo nosso país. Em Lisboa existe o Centro de Marcha e Corrida do Jamor.



No próprio site do centro são referidos os objectivos do centro e o seu funcionamento:
O Centro de Marcha e Corrida do Jamor retoma agora a sua atividade, para a época 2012/2013, disponibilizando aos seus praticantes um enquadramento técnico, constituído por técnicos com elevada experiência desportiva e com uma formação técnica específica que garante uma intervenção qualificada.

São assim desenvolvidas sessões de treino orientadas, as quais decorrem nos seguintes horários e respetivos locais de concentração:

- às 3ª e 5ª feiras, das 18h00 às 19h30
Ponto de encontro: Centro de Treino de Atletismo do CAR Jamor
- aos sábados, das 10h00 às 11h30
Ponto de encontro: átrio exterior do Complexo de Piscinas do Jamor

A participação nas atividades do Centro de Marcha e Corrida do Jamor pressupõe a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, a qual possui um custo anual de 7€. Além do seguro desportivo, o praticante beneficiará ainda de um conjunto de serviços desportivos associados ao Programa.

Parece-me uma boa alternativa para quem quer não só um acompanhamento técnico específico e  profissional  e também de baixo custo (7€ anuais já com seguro incluído).

Sem comentários:

Enviar um comentário