terça-feira, 24 de setembro de 2013

Corrida da Linha - 22 de Setembro de 2013 - Recorde 10km batido novamente!



Dá vontade de dizer que ando com "fogo no rabo"! Em duas semana consecutivas "derrubo" o meu recorde de 10 km! Fui para esta prova sem grandes objectivos, tinha apenas um, terminar com um tempo abaixo de 50min. O dia desta vez começou bem, o Miguel B. foi buscar-me mesmo à porta do meu serviço. Fomos até Cascais ter com um amigo do Miguel que deixaria lá o carro para depois voltarem para Carcavelos para o carro do Miguel. Chegados a Cascais encontrámos o Elídio e seguimos até um café. Pegámos novamente no carro e "fomos a abrir" até Carcavelos, estacionar o carro, necessidades fisiológicas, um pequeno aquecimento e encontrar com o Paulo, outro amigo do Miguel. Colocámos-nos na zona da partida onde já estava bastante gente, já se fazia sentir o calor que iria esta, dado o sinal de partida seguimos devagar até à linha de partida, onde conseguimos correr alguma coisa de jeito. Como na corrida anterior, comecei a correr aos "s", a ziguezaguear por entre o mar de gente, as primeiras centenas de metros eram a descer o que contribuiu para fazer um tempo de 1 km em 3m44s!



Acho que em provas nunca tinha feito um tempo destes! Pensei que teria que abrandar o ritmo senão iria estourar cedo. O 2 km foi feito a um ritmo de 4m16s, o 3 km a 4m28s, pensei que já seria um bom ritmo, de se manter. Não tinha levado o relógio, apenas a banda cardíaca (só serviu para fazer mais calor), não havia marcadores de tempo (não tinha nenhuma lebre para ir atrás), só conseguia saber o tempo através das indicações do Endomondo de km em km. Ainda não tínhamos  chegado ao 4 km e tivemos logo um abastecimento?! Achei estranho e só depois é que reparei que era pessoal de um partido político a fazer campanha, achei uma boa escolha, mas não abasteci. Ao 4 km fiz 4m30 com pequena subida, a abrandar-me o ritmo, mais tarde por volta do 5 km é que veio o abastecimento oficial. Despejei metade da garrafa de água em cima de mim e dei dois golos de água e depois siga!  Este 5km foi feito a 4m33s, o 6 km a 4m35s, estabilizando o ritmo. Quase em frente ao Casino do Estoril, ao 7.5 km foi feito o segundo abastecimento oficial, entretanto já tinha havido outro não oficial.  O 7 km foi  feito a 4m36s, já levava um ritmo confortável nesta altura. Na zona de S.João de Estoril ao 8km surgiu a maior subida, fazendo baixar o ritmo para 4m43s, a factura foi paga no 9 km, depois de fazer o km mais lento da prova a 4m43s. Como me estava a aproximar de Cascais e tinha feito o km mais lento da prova decidi acelerar e fazer o último km a "abrir", ultrapassando vários atletas que já vinham em dificuldades devido ao imenso calor que já se fazia sentir. Mas com o calor posso eu bem, estou como "peixe na água", acelerei naquele km, aproximando-me da meta e comecei a ver que poderia melhorar meu tempo recorde dos 10 km. Fim um sprint de 100m ultrapassando mais pessoal e passei a meta com um tempo oficial de 45m32s tirando 13s ao meu anterior recorde! O tempo de chip foi de 44m48s tirando 10s! Terminei em 375º em 2535 pessoas que terminaram a prova. Fiquei muito contente com o resultado visto que não estava à espera nem tinha como objectivo bater o recorde pessoal. 








No final tivemos direito a uma pêra, um saco com uma garrafa de água, uma medalha do tamanho de uma moeda de 2€ (pouco maior), um cantil  e mais uns papéis de outras provas. Fui para a zona das chegadas para ver o pessoal a chegar. Esperava ver chegar o Miguel primeiro, mas quem chegou primeiro foi o Paulo, o Miguel acabou uns minutos mais tarde, visivelmente cansado e abatido por causa da canícula que já se fazia sentir. Devo dizer que eles até estão bastante bem para o tempo que conseguem treinar!





Fiquei uns minutos à conversa com eles, despedi-me deles e fiz-me à estrada já que teria ainda 8 km pela frente para terminar o meu treino que estava planeado para esse dia. Estes 8 km, devo dizer, foram penosos, com o saco às costas, com o Sol e o calor abrasador que estava e com apenas uma garrafa de 33cl de água. Só espero que não me prejudique o meu objectivo final, que é o de correr e terminar a Meia Maratona de dia 06 de Outubro abaixo de 1h40m. Os meus treinos de distâncias longas têm sido ou a ritmos mais baixos que o previsto ou então às prestações. Mas estou confiante em passar a meta no dia 06 com o objectivo atingido. 






Os dados relativos aos 8km.

7 comentários:

  1. Sílvio "Foguete" Horta, hehe! Tempo brutal, mesmo. Muitos parabéns.

    Boa preparação para a Meia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, Sílvio! The sky is the limit!
    Ando há uns tempos atrás desses 45'... Tem estado difícil, ainda não se reuniram as condições propícias, :-)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  3. Mas que vida é a tua?? Sempre que venho ao teu blog estás sempre a bater RP?!!!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Sílvio, estás com a pica toda! :)
    Agora semana de "descanso" antes do objectivo seguinte.
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  5. Tás em grande Sílvio. Muitos parabéns!
    Agora venha a aproxima e novo recorde :)
    Bons treinos, abraço!

    ResponderEliminar