segunda-feira, 5 de maio de 2014

I Trail Running Calhandriz

Decidi inscrever-me para este trail curto como o último evento de preparação para o Ultra Trail de Sesimbra. Como era uma distância curta (18km) com algum desnível (D+ 600m) e ainda por cima ficava relativamente perto, em Calhandriz  (Alverca) era um desafio interessante. Com relativa facilidade cheguei a Calhandriz, estacionei o carro e fui levantar o dorsal, num largo muito engraçado  onde era a partida. Para a partida estavam cerca de 150 participantes. O primeiro km foi todo feito em alcatrão, dentro da localidade e a subir a 6m14s. De seguida tivemos 3 kms de sobe e desce constante antes de começarmos a subir durante 2 kms até ao 6 km. Esta subida foi provavelmente a subida mais íngreme que me deparei até hoje, tive necessidade por vezes de subir em quatro apoios, tal era a inclinação da montanha que tivemos que escalar.  




Pelo meio tivemos o primeiro abastecimento, que por sinal era bastante rico, com mel, marmelada, fruta, água, isotónico.  Depois do abastecimento tivemos uma parte com uma grande descida em cerca de 1.5km. 




Ao 8 km surgiu a maior subida, praticamente 3 km a subir. Ao 11 km estava um dos vários pontos de controlo ao longo do percurso, curiosamente nesse ponto disponibilizaram água num copo e quase nem houve necessidade de parar. De seguida nova subida que obrigou mais uma vez ir a passo tendo em conta a inclinação e a extensão da mesma, foram mais ou menos 1.5 km a subir. 



Seguiram-se 2 km a descer, com novo abastecimento e novamente a fartura e a qualidade do anterior para além da simpatia dos elementos da organização. A determinado momento começámos a ver à nossa esquerda uma pedreira enorme e com uma paisagem diferente do que tínhamos visto até a esse momento. Até ao final e a partir do 15 km foi quase sempre a subir. Já bem perto da meta tivemos uma subida em alcatrão que rebentou com o resto da energia que ainda restava. Ainda consegui ultrapassar alguns atletas nestes 3 últimos quilómetros entre os quais a 2ª classificada feminina.

Ainda atrás de três atletas que acabaria por ultrapassar, entre os quais a 2ª classificada feminina.

Na última rampa de acesso ao largo onde se situava a meta ultrapassei um atleta que já vinha a passo.



Cortei a meta com um tempo oficial de 2h04m. 



Terminei classificado em 41º em 157 atletas que terminaram a prova. No escalão de masculino classifiquei-me em 40º em 128 atletas que cortaram a meta. Gostei bastante da prova e provavelmente voltarei para o ano de 2015.

Aspectos negativos

  • Poucos atletas presentes na prova;
  • não houve a habitual entrega de tshirt.  

Aspectos positivos
  • Excelente organização;
  • abastecimentos de qualidade e quantidade mais do que suficiente;
  • simpatia dos elementos da organização;
  • percurso com marcação quase perfeita;
  • muitos elementos da organização espalhados pelo percurso;
  • percurso exigente e diversificado;
  • apoio de bombeiros.
Esta prova tem tudo para integrar o Circuito Nacional de Trail no próximo ano. 




2 comentários:

  1. "41º em 157"... "ultrapassar a 2ª classificada feminina"... puffff....
    Se soubesse disso podíamos ter puxado mais em Sesimbra... :P Mas pelo menos não ficámos na última folha da classificação geral! :D

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Silvio, foi um bom "aquecimento" para o que te esperava em Sesimbra.
    E, já agora, PARABÉNS PELA CONQUISTA DA ULTRA! (oficial) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar