terça-feira, 10 de junho de 2014

13ª Corrida do Mirante - 01 Junho de 2014

Tinha ficado curioso com esta prova e decidi inscrever-me. Ficava relativamente perto de Lisboa, sendo relativamente curta (15km) e era uma prova de trail. Fui até à localidade da Ota e fiquei agradado com o que via, uma prova com com alguma participação (160 pessoas) e bem organizada. Depois do rápido levantamento do dorsal dirigi-me para o local de partida, um local no meio de uma rua sem qualquer indicio da partida, lá apareceram os elementos da organização a indicar que a linha partida seria a linha da passadeira de peões. Depois de um breve aquecimento coloquei-me a meio do pelotão para tentar ouvir algumas indicações que um elemento da organização debitava com um megafone. Ao sinal de um apito partimos em direcção a uma rotunda para dar a volta à rotunda e voltar para trás.




Após andarmos cerca de 1.5 km em alcatrão, passámos à terra batida e logo com uma subida brutal em ziguezague com cerca de 600 m de comprimento. Depois terminou o ziguezague mas não terminou a subida e continuámos a subir, passando pelo Mirante. Fomos sempre a subir até ao 3 km. O primeiro abastecimento surgiu após uma nova subida, com cerca de 800 m, mais ou menos após 4.6 km. 



Aproveitei para molhar a cabeça, o pescoço e para beber água.  Após o abastecimento tivemos 2 km a descer e aproveitei para relaxar um pouco. 





Surgiu nova subida, esta com cerca de 500 m a subir. A prova decorreu com mais alguns km com um sobe e desce constante com novo abastecimento líquido, pelo meio. Já depois do 10 km passámos novamente pelo Mirante, um dos pontos mais altos da Serra da Ota. Começámos a descer durante praticamente 2 km, antes de enfrentarmos a "Subida" ou o "Vê" como alguém lhe chamou, com a extensão de 1 km. Posso dizer que a maior subida que enfrentei até hoje foi esta, a da Corrida da Ota. Já no topo senti as pernas com uma rigidez enorme, o que fez com que tivesse que andar uns metros porque parecia que as pernas não eram minhas. Passada a dormência nas pernas continuei a correr durante cerca de 800 m a descer até encontrar terceiro e último abastecimento. 



Novamente aproveitei para me refrescar e recuperar o fôlego durante alguns segundos. Até ao final faltavam menos de 2 km, começo a ver uma tshirt cor de laranja e reparei que era um atleta dos Run 4 Fun. À medida que os metros iam passando comecei a aproximar-me cada vez mais dele, já dentro da localidade acelerei na subida e consegui ultrapassá-lo e chegar à meta antes dele. No final deu-me os parabéns pelo fartlek que tinha feito para o puder ultrapassar.  Cheguei à meta com o tempo  de 1h35m32s. Terminei classificado em 67º em 160 atletas que terminaram a prova. No final havia um pequeno abastecimento com laranjas, água e bolo seco. Aproveitei para fazer uma massagem visto que estava presente uma escola de massagens. Após um banho retemperador dirigi-me até ao parque de merendas da Ota e aproveitei o belo churrasco que a organização oferecia. Gostei bastante da prova, com muitas subidas e descidas, bem organizada, com os abastecimentos suficentes e o belo almoço no final. Recomendo esta prova e para o ano conto voltar.





4 comentários:

  1. Parece uma prova bem catita! Na primeira metade da tabela... Muito bom! Estou a ver que agora te estás a especializar nas provas curtas! ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova é muito fixe! Vamos lá para o ano! Por acaso tenho sentindo muito confortável nas provas curtas.

      Eliminar
  2. Depois de correres 15km, ao cruzar a meta não te apeteceu continuar a volta? :P
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa por acaso não apetecia porque estava muito calor e dei quase tudo na prova. :P

      Eliminar