domingo, 14 de junho de 2015

14ª Corrida do Mirante - 07 de Junho de 2015

No dia anterior à prova fui a um treino do grupo "Correr na Cidade" patricionado por uma loja a Yellow Adventure. Fiz um total de 15km entre deslocamento, aquecimento e treino propriamente dito. Desloquei à Ota para a segunda participação nesta prova. Depois do levantamento do dorsal fiquei alguns minutos à conversa com o João Campos. A partida foi dada e arrancámos durante cerca de 700m andámos dentro da localidade. A seguir foram 1.4km a subir. 





Cerca do 2.6km entrámos numa pedreira com algum pó no ar devido facto aos atletas da frente levantarem muito pó e a areia ser muito fina. Aos 4km passamos por uma pequena aldeia com um nome muito curioso Atouguia das Cabras. O primeiro abastecimento surge cerca do 5km, aproveitei para pegar numa garrafa e seguir, sem parar. 



As subidas foram surgindo logo após o abastecimento e ao longo de cerca de 3km. Após o 7km fomos descendo por estradões com alguma pedra à mistura.  Um pouco depois do 8km enfrentámos a segunda subida mais exigente de todo o percurso, tivemos de subir até ao Mirante propriamente dito e ao ponto mais alto de toda a prova, 250m. Foram praticamente 30 minutos a subir em single tracks muito sinuosos com muita curva e contra curva. Mas como tudo o que sobe tem de descer, tivemos uma descida muito inclinada e perigosa do outro lado, com muita calhau solto à mistura. Praticamente em cima do 13km surge o segundo abastecimento. Neste abastecimento parei alguns segundo para comer alguns gomos de laranja e hidratar-me como devia de ser porque estava muito calor, vindo a perder muitos liquidos. Até ao abastecimento seguinte, ao 16km, foram estradões largos a descer e com alguma pedra. A famosa subida em "V" surgiu ao 18km, alguns atletas que vinham atrás de mim começaram a reclamar por a organização colocar uma subida tão íngreme tão perto do final. Não sei se terá sido por não ter olhado para o topo da subida ou já conhecer a subida do ano transacto mas este ano fi-la com mais facilidade. Chegado ao topo soltei um grito de vitória por ter transposto esta "parede". Daí até ao final sabia que era fácil e a descer. 




Fui acelerando até ao final, conseguindo ultrapassar ainda um atleta na última subida. Cheguei à meta com um tempo final de 2h13m27s. A prova estava muito bem marcada, com bombeiros nas zonas perigosas, bom número de abastecimentos e simpatia em todos os elementos da organização da prova. No final ofereceram um almoço seguido da cerimónia de entrega de prémios. 

8 comentários:

  1. Parabéns, Sílvio!
    Ainda não foi este ano que fui à Ota, mas só tenho ouvido boas coisas desta prova. Com direito a almoço e tudo, nada mau!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova é muito interessante! É relativamente perto de Lisboa e com almoço incluído! Não fallhou nada. Aconselho!

      Eliminar
  2. Parabéns por mais uma óptima prova! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá papa provas! :P Parece que o pé já está a funcionar! Outra vez à pro sem mochila ;)
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pé está praticamente a 100%! A prova era curta, sabia que os abastecimentos não iam falhar e queria ir mais rápido! Um abraço

      Eliminar