domingo, 5 de julho de 2015

29ª Escalada do Mendro - 21 de Junho de 2015

Voltei a esta prova pelo terceiro ano consecutivo, mais uma vez acompanhado. Se no ano passado participei com o Rui Soeiro, este ano voltei acompanhado pelo Bruno Silva, um puto a dar os primeiros passos no mundo da corrida e das provas. O que gosto nesta prova é simplicidade e eficácia da organização (a fazer lembrar os suecos..). Por 5€ tivemos direito a tshirt técnica, ao dorsal, abastecimentos liquidos, banhos, almoço e entrada nas maravilhosas piscinas da Vidigueira! A simpatia da organização e dureza da curta prova fazem-me querer voltar todos os anos! Depois de levantarmos os dorsais sem qualquer demora fizemos um pequeno aquecimento e colocámo-nos na zona da partida. Este ano não existiu o controlo 0 que aconteceu nos anos transatos. Arrancámos com um ritmo alto aproveitando o facto do percurso ser em alcatrão e ter uma ligeira descida. 




Os dois primeiros km foram feitos em 4m14s e 4m26s. Após o 2km é que começa a prova a sério, sendo 3km duros a subir, este ano com a agravante de estarem umas temperaturas perto dos 30ºC. Felizmente estava um habitante local com uma mangueira a molhar os atletas à medida que passavam. O percurso foi igual ao do ano passado, portanto foi sempre a subir até ao ponto mais alto da prova, onde se situam os emissores da RTP. Fui aguentando equanto pude sem caminhar, mas por duas vezes tive que pôr-me a passo já que as subidas iam ficando mais inclinadas à medida que aproximavámo-nos do topo. O meu amigo Bruno foi ganhando alguma distância, já que apenas por uma vez teve que andar, chegando a ter uma distância de 300m. Quase a chegar ao topo encontrámos as pessoas da caminhada em sentido contrário, o que acaba por dar alguma motivação porque nos vão dando força. Voltámos a ver uma dupla que ainda não se tinham deitado da noite anterior a beberem minis, a fumar e abraçados a uma vedação... Momento muito hilariante, só estando no local é que dava para ver o espectáculo! Vendo a evolução dos tempos, vê-se bem a dificuldade de atingir o topo. Com o 5km a ser feito em 7m19s! A inclinação chega a atingir os 20%! Chegados ao topo tivemos o segundo abastecimento liquido. Após este abastecimento é acelerar até à meta, já que a grande dificuldade da prova foi ultrapassada. Ao 7km tivemos o terceiro e último abastecimento liquido, aproveitei para alguma beber água e despejar a maior parte em cima de mim. Voltámos a entrar no alcatrão por volta do 9km onde mais uma vez estava outro habitante com uma mangueira de água a regar o pessoal. Fui forçando o mais que pude para ir no encalço de um atleta praticamente até ao final da prova mas as forças já me faltavam devido às elevadas temperaturas. Os dois últimos km foram feitos a 4m28s e 4m24s. Na última descida dei tudo o que tinhas mas já não consegui ultrapassar o atleta que vinha tentando ultrapassar. 



Passei a meta com um tempo final de 56m31s. Tirei um minuto ao meu recorde da prova, que tinha realizado no ano anterior!  Terminei classificado em 103º em 221 atletas que terminaram a prova. O meu amigo Bruno chegou cerca de um minuto antes de mim. Depois de estarmos a descansar e a recuperar na relva decidimos ir dar um banho nas instalações da piscina. Após o almoço, realizado na mata da piscina, foram entregues os prémios na cerimónia de entrega de prémios.



4 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo record da prova!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bom ... esta prova é do tipo da Senhor da Mó em Arouca que eu adoro ... a diferença é que em Arouca em vez de 1 subida tens 2 (sobes, desces, voltas a subir e desces para a meta) ... 13,5km com 800m D+ ...bem dura... esse calor para um alentejano não é nada, deixa-te de mariquices :P
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Só tiraste 1 min! Fraquinho... :P Com muita pena este ano andava a penar por outras serras e bem me apetecia estar na piscina da Vidigueira.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Com essa organização e preço só ficou a faltar um cupão de desconto para um qualquer branco da Vidigueira :) Apenas para repor liquidos, claro!

    Com esse calorzinho, que não é nada para um alentejano ahahaha, é um bom tempo e ainda bateste o teu melhor tempo!

    Abraço

    ResponderEliminar