segunda-feira, 8 de julho de 2013

E o desejo tornou-se realidade...

Os cinco mosqueteiros


Obrigado Paulo Lapão, Rui Soeiro, Rudi Oliveira e Rui Silva! Sem vocês não teria conseguido realizar o meu sonho, correr 31km seguidos! O ritmo planeado seria entre os 5m30s/6m30s/Km. O ponto de encontro foi em os dois terminais do Cais do Sodré. A saída estava prevista ser às 7h15m o mais tardar, visto que o dia seria o mais quente do ano. No entanto devido a dois factores, o taxista não conseguir tirar uma foto com um telemóvel e o pessoal ter colocado uns dorsais que eu fiz propositadamente para este treino, distribui inclusive pregadeiras. O dorsal continha o nosso nome, a data e o nome do evento "31Km Cais do Sodré- Santo Amaro de Oeiras- Cais do Sodré". Feitas as apresentações partimos por volta das 7h21m. O 1km como seria de esperar e assim planeei ser o mais lento para podermos ir falando e conhecendo melhor. Até ao 8km os tempos foram sempre a baixo de 6m/km. Por alguma razão o 9km foi dos km mais lentos. Mas compensámos logo a seguir com o km mais rápido a 5m25s. Durante mais 5km, até aos 15km fomos sempre a baixo de 6m/km. Do 15km até ao 17km foi sempre a subir o ritmo até perfazer o km mais lento, o 17km a 6m53s, isto teve a ver com o facto de termos parado alguns segundo para beber água de uma bica e para nos refrescar. O Rui Soeiro tinha prometido que iria fazer até metade do percurso e ficaria em Oeiras, mas excedeu-se e fez 18km! Até à sua casa ainda fez mais uns km e perfez quase 23km! Boa Rui! Sensivelmente aos 17km o Rui Silva e o Rudi começam a sentir algumas dificuldades devido ao intenso calor que já se fazia sentir e porque essa era a distância máxima que tinha feito até a aquele momento. O Paulo Lapão voltou atrás para ir "buscar" o Rudi e o Rui e fui seguindo. Ainda olhei para trás várias vezes e apercebi-me que eles, muito infelizmente já não me conseguiriam acompanhar ao ritmo a que ia. O Paulo acompanhou-me até aos 23km conforme tinha planeado, despedi-me dele na estação de Algés. Segui depois os 8km mais longos da minha vida. A distância máxima que tinha corrido até hoje era de 26km no "Mini" Trail Serra da Arrábida. Aos 24km comecei a olhar para o relógio e a ver passar os km. Fiquei contente por ver que tinha ultrapassado os 26km, não fiz grande festa porque já estava cansado e com algumas dores nas pernas. Ao chegar aos 29km já estava com muitas dificuldades, o cansaço acumulado e o Sol a "bater" de frente e um calor abrasador. Felizmente (para mim) estavam a regar a relva na zona do Café In, aproveitei pela segunda vez no treino, para me molhar da cabeça aos pés, inclusive o boné que encharquei para puder seguir mais fresco com a água a escorrer. Foi com um novo alento que continuei e fui vendo os metros a diminuir até ao sonho 31km! Foi a cerca de 100m do Cais do Sodré que atingi o meu grande objectivo, cumprir 31km para festejar o meu 31º aniversário que cumpri dia 30 de Abril. Foi muito duro devido ao calor que estava mas agradeço imenso ao Paulo Lapão, Rui Soeiro, Rui Silva e o Rudi Oliveira sem eles é muito provável que não atingisse o meu objectivo. Relativamente à hidratação não senti falta de água visto que fui bem apetrechado com a bolsa de hidratação de 1.5L, dois boiões, um de 750ml e outro de 500ml e bebi água também nas bicas que apanhámos no caminho. Levei também uma barra de cerais, marmeladas e frutos secos, mas não tive grande fome. O Rui Silva e o Rudi chegaram passado algum tempo, tinham tido muitas dificuldades, inclusive o Rudi teve um principio de cãibra e tiveram que parar para ele puder alongar. À noite o Rudi foi à Run Color, portanto estava tudo ok. Foi uma experiência fantástica, que quero repetir no futuro acompanhado deste grupo fantástico!

17 comentários:

  1. Muitos parabéns a todo o grupo e a ti particularmente pelo objectivo concretizado, que olhando ao calor que estava não era nada fácil.
    Aquele abraço e toca a definir já os próximos objectivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Já tenho objectivos definidos até ao final do ano. Um abraço

      Eliminar
  2. Objectivo cumprido, promessa paga! Espero que os próximos já tenham a ver com um outro desafio: a maratona. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maratona só para 2014... Gosto mais dos anos pares! Um abraço

      Eliminar
  3. ESPECTÁCULO!
    Parabéns pelo objectivo cumprido.
    31 km no dia mais quente do ano!Estiveram 42ºC em Lisboa. Não é para qualquer um.
    Boa recuperação e força para mais!

    ResponderEliminar
  4. Que pinta, hein! Espectacular!
    Parabéns por esse mega-treino!

    Beijinho e boa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Acho que outros "longões" surgiram nos próximos tempos... Beijinhos

      Eliminar
  5. Muitos parabéns pelo "sonho" realizado! E também pela organização da "prova"! ;) Sim porque com direito a dorsais, percurso e ainda uma mochila cheia de "abastecimentos" foi uma verdadeira prova! Foi um excelente treino em excelente companhia! Bom "descanso" e quando voltares temos de repetir! Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Fiz tudo para que se sentissem bem e com todas as condições. Já tenho uma ideia na forja para comemorar os 1000km... Um abraço

      Eliminar
  6. Parabéns pelos 31! Com organização à altura!;)
    Engraçado, também não senti grande fome durante a prova e não sei se será do calor que nos "engana"... mas é um aspecto a não descurar.

    Bjs e boas corridas, sempre a somar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Realmente fome não tive grande, tive foi bastante sede, como seria de esperar!

      Eliminar
  7. 42º , 31km , terminar a época em beleza. Parabens
    Agora descansar mas pouco senão o regresso é penoso.

    http://estremoztriatlo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muito bem! Parabéns! Fico contente por teres atingido os teus objectivos! Só tenho pena de não ter tanta força de vontade quanto tu tens e não te conseguir acompanhar... Agora já quase podes correr a maratona! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Para o ano Maratona para mim e para ti a Meia-Maratona... ;) beijinhos

      Eliminar