terça-feira, 15 de abril de 2014

Trilhos do Almourol - 06 de Abril de 2014

Pensava eu que iria participar numa maratona de trilhos, mas sou mesmo um menino... A maratona tornou-se numa Ultra Maratona! Mas já lá vamos... Eu e o  Rui Soeiro fomos numa delegação dos Esquilos até ao Entroncamento. Chegámos com algum tempo mais do que suficiente para levantar o dorsal trocar de roupa, tudo nas calmas. Já equipados, encontrámos o meu camarada Rui Martins que iria no autocarro connosco. Encontrámos a Isa e o Vitor preparados para a prova de trail de 25km. Trocámos algumas palavras e desejámos boa sorte mútua para as respectiva provas. Fomos transportados até ao parque de campismo do Castelo do Bode. Estive alguns minutos à conversa em amena cavaqueira e aproveitámos para tirar umas fotos. 





Antes da partida um elemento da organização referiu alguns aspectos importantes sobre a prova e informou que partiríamos ao mesmo tempo do que a prova curta. Às 10h em ponto arrancámos sempre a descer pela barragem a baixo em alcatrão, foram 2 km no ritmo mais rápido da toda a prova. Depois entrámos num single track junto ao rio muito pitoresco quase escondido pelo meio das árvores. Um pouco depois do 3 km ficámos literalmente parados para pudermos subir por uma corda um trilho muito íngreme  foram praticamente 2 km a subir, que serviu para ficar logo com os "bofes fora" mas a vida lá em cima era espectacular, a visualizar o rio Zêzere a ziguezaguear e com as encostas verdes como pano de fundo. 






Até ao 5 km foi um subir e descer constante, com as subidas a fazerem transpirar imenso, para além da humidade alta que estava na altura, perdendo líquidos e sais preciosos que mais tarde fariam falta. O primeiro abastecimento surgiu depois de uma gigantesca descida, em que não resisti e tive que acelerar que nem um louco, mas fui prontamente chamado à razão por uma subida colossal. Os primeiros 10 km foram feitos em cerca de 1h34m. O segundo abastecimento surgiu cerca do 12 km. Outra subida colossal fez voltar a baixar o bom ritmo que tínhamos durante uma boa centena de metros. Depois fomos quase até ao 20 km quase sempre a descer, ainda que de forma progressiva.  Antes do 12 km passámos por uma ponte móvel, instalada pelo Exército, sobre o Rio Nabão. 






Aproximadamente ao 19 km surgiu o terceiro abastecimento foi bom para comer algo, visto que já vinha com fome, o pitéu foram batatas fritas frutos secos, laranjas bananas. Entre o 20 km e o 22 km passámos junto a Constância onde havia algumas pessoas a assistir e a baterem palmas. Fez bem a nossa motivação e seguimos com o espírito mais reconfortado. A partir do 24 km seguimos sempre junto à linha de comboio até perto do Castelo de Almourol (26 km). 


Fiquei um pouco desiludido porque pensei que iríamos até ao Castelo, mas seguimos por uma subida tremenda até ao 4º abastecimento, situado mais ou menos ao 28 km. Depois do abastecimento já melhor reconfortados em termos de descanso, comida e bebida enfrentámos uma série de km a subir.

Pelo caminho ao 34 km festejámos com uma fotografia, a ultrapassagem do 33 km, a distância máxima que eu e o Rui tínhamos feito até a esse dia. 




Com muita dificuldade lá chegámos ao 5º abastecimento por volta do 35 km. A partir deste abastecimento comecei a sentir dificuldades físicas e comecei a ter que caminhar muito mais do que correr. Mas com os km a passarem comecei a recuperar um pouco e voltei a correr, mesmo que fosse numa intensidade mais baixa. Uns kms mais à frente numa parte de descidas, perto do 40 km, o Rui ficou para trás. O João conseguiu voltar para trás para ir ter com ele, mas eu já nem conseguia trepar fiquei à espera deles. O Rui tinha tido uma câimbra no gémeo direito. Durante uns kms fomos ainda mais devagar do que tínhamos vindo até aí. para o Rui recuperar um pouco. Depois de muita lama e uma velocidade lenta conseguimos recuperar para irmos a um ritmo aceitável, tendo em conta o estado em que estávamos. Começámos a apercebermo-nos que a prova não teria apenas 42 km. Depois de passarmos por vários túneis com água e muita lama começámos a aproximar do pavilhão, mas antes ainda houve um pequeno abastecimento, o último que serviu para refrescar e dar mais algum ânimo. Ainda antes da chegada ao pavilhão o último km (44) foi feito dentro do Parque do Bonito, já quase sem força eu e o Rui entrámos dentro do pavilhão e terminámos a prova com 7h08m.





 Com alguns aplausos e abananados andámos alguns minutos a recuperar e a comer e a beber alguma coisa. No final um bom banho de água quente que permitiu inclusive lavar as sapatilhas para tirar toda aquela lama. Passada mais de uma semana depois da prova posso concluir que foi uma prova dura, ao contrário do que diziam que era uma prova "rolante".  Sobre a organização esteve tudo 5*, muitos e bons abastecimentos, percurso muito bem marcado, diversificado (com muito sobe e desce constante). Gostei muito da chegada ao pavilhão com aquela envolvência toda dos outros atletas com elementos da organização etc. Foi um excelente teste para minha Ultra Maratona de Sesimbra de dia 03 de Maio, de 55km. Durante esta prova duvidei que iria a outra Ultra Maratona, mas depois de descansar e ter concluído outra prova este fim de semana, posso dizer que estou pronto para a Ultra Maratona de Sesimbra! Agradeço aos meus companheiros de corrida Rui Soeiro e João Santos pela companhia e por terem puxado por mim durante a prova, foram fundamentais para concluir este Ultra desafio. Terminei em 232º na Classificação Geral em 348 atletas que concluíram a prova. No meu género classifiquei-me me 213º em 305 atletas que cortaram a meta. No meu escalão SenMas terminei em 108º em 149 atletas que terminaram a prova. 

8 comentários:

  1. Boa Silvio, muito bom para ganhares experiência para a Ultra que se avizinha...para concluir estas provas é necessário uma excelente gestão de esforço, não entrar em "loucuras" ao inicio....em quase todas as provas deste tipo em que entrei, os organizadores "guardam" surpresas para o último terço, surpresas essas que normalmente são para nos fazer sofrer, o que faz parte :) ....e está a ficar na moda, exceder os km nas provas de trail...mais 2km não é nada em condições normais, mas quando já se levam 40 ou 50 nas pernas e já não temos energia chega a ser desesperante.
    Parabéns por mais esta, e tenho a certeza que em Sesimbra vai correr bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Sílvio, boa prova! Na altura claro que não pensas em meter-te noutra, mas depois passa-te! ;)
    Continuação de bons treinos para essa Ultra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Sílvio!
    Excelente!
    Tendo em conta as dificuldades que tiveram que ultrapassar tiveste muito bem!
    Força para Sesimbra!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Sílvio!

    Força para mais

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Epá que excelente relato até parece que estive lá! :P
    Na minha perspectiva foi muito duro mas provavelmente devíamos ter-nos poupado um pouco no inicio... Aqueles primeiros kms até ao 2º abast foram arrasadores. Sinceramente não sei como é que vou fazer Sesimbra... Prepara o gancho do reboque...
    Grande equipa! Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Sílvio!
    Excelente relato e boas fotos.
    Em Sesimbra vais arrasar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Sílvio!
    De facto a prova deve ter sido bem dura, se atendermos à duração da mesma.
    É uma zona lindíssima e pelo menos ao inicio, perto da Barragem, deve ser complicado.
    Tenho mesmo que a fazer :).
    Então bom Trail de Sesimbra.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Estes trails são excelentes treinos para Sesimbra, Sílvio!!
    Vais correr bem!

    ResponderEliminar