segunda-feira, 30 de junho de 2014

V Trilhos Loucos Reixida - 22 Junho de 2014

Decidi ir a esta prova porque já tinha ouvido falar muito bem à cerca dela, também como aproveitar o convite dos meus amigos Rui e Liliana para passarmos o fim de de semana na sua mansão em Leiria. Fomos levantar o dorsal no dia anterior à prova debaixo de uma chuvada tremenda. Felizmente no dia seguinte não estava a chover no momento da partida. No dia da prova tive de ir levantar e activar o chip, apesar de estarem inscritos mais de 300 atletas, o levantamente foi feito de forma rápida e prática. Na zona da partida o speaker anunciava que todos os participantes teriam que passar no controlo 0. Mais uma vez e de forma célere cumprimos o ritual de confirmar a presença na partida. Após a partida tivemos que começar logo a subir em alcatrão, para depois entrarmos no percurso de trilhos mais ou menos no 1 km. Os trilhos iniciais eram muito interessantes com um sobe e desce constante e com algumas curvas, em duas subidas houve a necessidade de estar à espera, parado, para puder ultrapassar uma subida mais acentuada. 
Depois de fazer algumas ultrapassagens encontrei o meu ritmo e fui rolando até ao primeiro abastecimento liquido, cerca do 4 km. Antes do 5km encontramos uma placa:




Foto gentilmente "cedida" pelo blog Corre como uma menina

Escusado será de dizer que foi uma subida enorme e com muitas dificulcades para a ultrapassar. A subida ao cume de Maunça foi o prato forte da prova. Praticamente no final da subida encontrava-se um controlo eletrónico do chip.



Podem ver aqui um video da subida que tivemos de enfrentar.

Lá em cima encontrava-se o segundo abastecimento liquido (e que bem que soube), pude arrefecer a cabeça e pescoço com água. Como tudo o que sobe tem de descer, tivemos uma descida muito interessante logo depois do abastecimento. Passados alguns minutos começa a chover uma chuva muito miudinha, o que permitiu arrefecer os "motores" e impedir que houvesse mais pó no ar numa certa parte do percurso. Ao 7 km aparece nova "parede" para escalar, esta subida fez-me lembrar o famoso "V" da Corrida do Mirante. Surgiu o terceiro abastecimento liquido e sólido, após passarmos uma cascata artesanal que a organização disponibilizou, um chuveiro com 1 m3 de água com uma calha a correr um fio de água. O abastecimento tinha laranjas marmelada e água. 






Depois de tanto subir tivemos que descer e foram cerca de 2 km a descer por single tracks muito apertados com alguma pedra à mistura. Passámos por um trilho lindo construido praticamente debaixo de uma pedra gigantesca.  Nova subida nos foi apresentada, desta vez estivemos a subir durante quase 1 km até ao cume da Senhora do Monte. Depois desta subida ao 15 km praticamente desapareceram as subidas e a prova passou a ser muito rolante. Surgiu o último abastecimento liquido, onde estavam dois senhores com mais idade a contar anedotas um ao outro e fazerem o seu trabalho ao mesmo tempo. Mais à frente comecei a ver tabuletas a informar que faltava 1 km para o rio. Passámos novamente para o alcatrão durante umas centenas de metros antes de entraramos para dentro do rio Lis. 






Já dentro do rio deu-me uma "pica descomunal" e comecei a acelerar dentro do rio a ultrapassar outros atletas.






 Foram umas centenas de metros enfiado dentro do rio mas de pura diversão, cheguei a andar com água pela cintura. Como havia montes de público a assistir à nossa passagem dentro do rio fiquei ainda mais motivado por andar ali. Infelizmente tivemos de sair do rio e passámos para um caminho de terra já muito perto da meta. Avistei dois atletas e fui na sua perseguição para tentar ganhar mais algumas posições, apenas consegui ultrapassar um, o outro apercebeu-se das minhas intenções e acelerou mais do que eu. Cortei a meta com 2h22m. Depois de passar a meta começou a chover o que estragou um pouco a festa da chegada, pelo menos para mim. Estive a abastecer-me de laranjas, bananas e água que havia no abastecimento na meta, segui rapidamente para o carro para ir buscar as coisas para ir tomar banho. O banho foi tomado ao ar livre nuns chuveiros e a apanhar com a chuva miudinha que caía, soube bastante bem porque estava uma temperatura muito agradável. Neste fim de de semana muito bom quero agradecer ao meu amigo Rui Xavier e à Liliana por nos terem recebido tão bem e termos um óptimo fim de semana. Sobre a prova tenho a dizer que é provavelmente uma das melhores que fui até hoje, muito bem organizada, muitos elementos da organização espalhados pelo percurso, muitos abastecimentos, o excelente percurso com a cereja no topo do bolo, a passagem pelo rio no final da prova. Recomendo esta prova a todos.

3 comentários:

  1. Parabéns Sílvio por mais esta e por teres descoberto outra capacidade, a de correres rápido em água! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já é a terceira análise positiva à prova :).
    Boa prova, ainda com forças para Sprint final!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A passagem no rio também me deu pica, mas não consegui correr como tu! Já nadar, apeteceu-me algumas vezes... :)
    Boa prova, muito bom tempo, parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar