quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Treino dos Chafarizes 2012


Como no dia anterior tinha estado no treino de reconhecimento para a S. Silvestre Pirata do Monsanto, resolvi juntar-me ao pessoal que ia fazer apenas 13km. O ponto de encontro foi feito no Arco da Rua Augusta. Quando cheguei estavam apenas 3 pessoas, mas que à medida que o tempo foi passando foi aparecendo mais pessoal. Começei a ver bastante pessoal dos Run4Fun com as suas bonitas e tradicionais tshirts "larajinhas".

Fiquei alguns minutos a aquecer enquanto ia aparecendo pessoal de todos os lados, inclusivé pessoal que tinha estado no treino do dia anterior, o Paulo Pires e a sua esposa, um senhor também dos Run4Fun e mais tarde encontrei um senhor também pertencente à Associação de Moradores do Alto do Moinho. Estava já quente para começar a correr e uma senhora que passa por mim, dirige-se a mim a questionar porque estava ali tanta gente e que no país dela também costumava correr, respondi que era uma corrida cultural para visitar os chafarizes de Lisboa, o problema inicial foi explicar o que era um chafariz em inglês, mas ficou a perceber o que era. Passados alguns minutos olho para a minha direita e vejo um pelotão gigantesco! Fiquei muito surpreendido, já que, não estava à espera de tanta gente! O pessoal que estava parado começa todo a bater palmas aos que vinha já com 4km nas pernas. Juntei-me a esta "enxurrada" de gente, e dirigimo-nos quase sempre a ocupar as estradas por onde passavam-mos.

















A malta do percurso dos 13km fez a sua paragem no "seu" primeiro chafariz D’el Rei.


Passámos pelo chafariz de Dentro, já nem me recordo, porque não tirámos para ser sincero...
O próximo ponto interessante foram as Escadinhas de Stº Estevão e passámos pelos Balneários Públicos de Alfama (à esquerda na 2ª foto)














A foto no chafariz foi muito engraçada, o José Bagina perguntou quantos participantes cabiam no chafariz de Stº. Estevão, eu estou bem camuflado mas apereço na foto.... :)
A saída foi feita pelo Beco do Carneiro, a qual gerou fotos muito engraçadas!
Passámos ao "de leve" pelo Chafariz das Moiras.


"Cortámos" pelo Martim Moniz como se pode verificar pela foto a baixo.



No chafariz do Intendente dá para ver bem a dimensão do evento e quantidade de pessoas que estiveram presentes.

Fizemos uma subida "puxada" até chafariz do Largo do Mastro onde podemos ver o José Bagina desempenhou o papel de cicerone.

O ponto interessante, seguinte, foi a passagem por dentro do Hospital de S.José....


Foi muito interessante a passagem pelo Largo do Rossio e Rua do Carmo acima.




Nova foto desta vez no chafariz do Carmo, onde foi feito um reagrupamento e hidratação no dito cujo.



Passámos pelo Largo do Camões antes de chegarmos ao chafariz do Século...


Estivemos alguns minutos no Resevatório do Patriarcal






Chegámos depois ao Largo do Rato para visitar o chafariz do Rato.

















Passagem em frente à Assembleia da República...

Já em Santos, no chafariz da Esperança, tivemos a companhia de "convidados especiais"...


O José Bagina a discursar para a sua candidatura à Presidência da República.... :)


No chafariz das Janelas Verdes foi aproveitado para efectuar o último reabastecimento do treino.

No chafariz da Armada foi efectuada mais uma paragem para nova sessão fotográfica...


Chegámos finalmente ao chafariz da Junqueira, o último chafariz no nosso périplo pelos chafarizes de Lisboa.

Para terminar atravessámos a Avenida de Índia e Brasília e que gerou as seguintes fotos, com um enquadramento diferente do habitual...
A foto final!
No final houve uma convivio e um petisco. Como não sabia não levei nada e não me sentia bem juntar-me ao pessoal que tinha trazido coisas e eu nada...

Obrigado aos organizadores pela maravilhosa manhã de domingo!
Contém comigo para uma próxima vez!


Agradeço ao José Bagina pelas fotos, visto que foram todas retiradas do blog dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário