Fui para esta prova um pouco apreensivo e preocupado. Dois motivos me preocupavam, tinha estado a semana toda e ainda estava um pouco adoentado, com nariz entupido e com dificuldades respiratórias; o facto de ter feito apenas dois treinos muito leves durante a semana. Esta seria a minha 2ª Meia Maratona de sempre, é importante referir isso. Felizmente tinha companhia para a deslocação a Setúbal, a minha mulher, que participou na corrida mais curta, o meu cunhado e um amigo dele que me iriam acompanhar na Meia Maratona. O amigo do meu cunhado conseguiu inscrever-se mesmo à última hora o que foi bom. O levantamento dos dorsais foi efectuado de forma rápida e simples. Tive apenas que voltar ao carro para ir buscar pregadeiras para o dorsal da minha mulher, visto que a Xistarca não forneceu para esta corrida. Fizemos um pequeno aquecimento antes da prova ter inicio, deixámos a minha mulher na parte de trás da partida na zona da corrida mais curta e fomos para o meio do pelotão.
Gostei de ter a banda a animar a nossa partida. Desejei boa sorte a eles todos e arrancámos. Os primeiros 5 km foram dentro de Setúbal, onde passámos pelo Estádio do Bonfim. Ao 2km houve um abastecimento para a corrida mais curta, mas devido ao calor que já se fazia sentir houve pessoal da Meia Maratona logo a beber água.
Estes primeiros 5km foram feitos a um ritmo médio de 4:42min/km.
Pensei que poderia fazer um ritmo médio semelhante ao da Meia Maratona de Lisboa, 4:46min/km. O percurso até é bonito pela estrada da Mitrena, com a vista para a Penísula de Tróia. Fiquei com vontade de lá ir! Os abastecimentos estavam nos sítios correctos, o que ajudou para hidratar o corpo, visto que se fez sentir um grande calor. Não gostei das subidas das pontes e/ou viadutos, ia preparado para ser tudo plano. Até ao 11km o ritmo andou sempre abaixo do 5min/km. Antes do retorno, ao 12km, começei a quebrar, fiz o 12km em 5min. Como reparei que tinha feito um tempo alto, após o retorno apertei um pouco e baixei logo para 4:39min/km. Pensei que poderia manter este ritmo, mas até ao 15km fui perdendo o gás, acabando por baixar o ritmo até 5:10min/km, devido às subidas. Depois da rotunda ganhei um pouco de embalagem e fiz 4:57min/km no 16km. De seguida foi arrastar-me até à chegada com tempos sempre a cima do 5min/km. Os dois último kms foram feitos com alguma dificuldade e sofrimento. O último km foi feito em 5:32min/km, o facto de ter visto a zona na meta e depois ter ainda de fazer a Avenida Luisa Todi praticamente toda foi terrível do ponto de vista psicológico. Aproximei-me da meta e reparei que podia fazer 1h45min certos, fiz um sprint e assim consegui, 1h45min00s. Tendo em conta, o meu estado de saúde, os reduzidos treinos e o calor que se fez sentir considero que até fiz um tempo relativamente bom. Fiquei classificado em 386º em 766 atletas, na classificação geral, que concluiram a prova. No meu escalão M2034, classifiquei-me em 61º em 124 atletas que terminaram a prova.
A prova de 1h45mi certinnhos...
A tirar todo o equipamento...
A minha cara do esforço após a prova...
A voltar a sorrir...
Obrigado
Mafalda Lima e Carla dos Bip-Bip Runners pelas fotos "arranjadas". O meu cunhado fez um excelente tempo de 01:52:51 para a sua primeira Meia Maratona e com pouquíssimos treinos de registo. O amigo dele fez 02:04:04, para quem treina apenas no ginásio está bastante bom para a primeira Meia Maratona. Uma palavra de de apreço para a minha mulher que fez o excelente tempo de 41m, na corrida mais pequena. Vai no bom caminho com maior dedicação e empenho pode vir a fazer coisas bonitas...
Excelente! Parabéns!
ResponderEliminarUm abraço
Obrigado! E igualmente por ter terminado mais uma Meia Maratona para juntar à sua longa lista delas concluídas!
EliminarParabéns por mais uma meia. Embora se diga que não se pode bater records em todas as provas há sempre uma esperança que tal aconteça ;) Mas a verdade é que não somos de ferro e nem todas as meias têm o perfil da de Lisboa.
ResponderEliminarObrigado! É verdade o que dizes. Só tenho que estar contente por ter terminado a 2ª Meia Maratona da minha curta carreira.
EliminarParabéns para ti e para a tua esposa! Não bateste o RP, mas também foi apenas a segunda Meia, e em dia de muito calor... Haverão muitas oportunidades, o que interessa é ter sido uma manhã bem passada.
ResponderEliminarBeijinhos e boas corridas!
Obrigado! A manhã foi bem passada, apesar do calor que se fez sentir. Beijinhos e bons treinos!
EliminarParabéns Silvio, foi um bom tempo, olhando às condições da prova (com calor e rectas longas). Não deu para recorde desta vez, paciência - outras virão. Em todo o caso é mais uma Meia Maratona concluída e experiência que se ganha para enfrentar outros desafios.
ResponderEliminarAbraço
Obrigado! É bom ouvir palavras sábias e de incentivo de pessoal com mais experiência do que eu. Um abraço, boa sorte e que tudo corra bem para Ultra Trail Geira Romana.
EliminarOlá Sílvio!
ResponderEliminarParabéns por mais uma Meia!
Também me custou um bocado no final.
Apesar de tudo aguentaste-te bem e fizeste um óptimo tempo.
Obrigada pela força durante a prova :) Eu nem te via.
Parabéns também à tua mulher. Temos casal e corredores! =)
Beijinhos e bons treinos!
Obrigado!
EliminarPensei que não me tivesses visto, ias muito concentrada no teu ritmo. Eu bem queria que ela corresse mais, mas tem de ser aos poucos... Beijinhos e bons treinos!
Excelente prova Sílvio.
ResponderEliminarCom aquele calor foi muito bom o teu tempo.
Qualquer dia, numa meia maratona, tens a companhia da tua cara metade :)
Abraço.
É verdade foi um bom tempo. Espero que que sim, que no futuro tenha a companhia da minha cara metade. 1 Abraço e boas corridas!
EliminarOlá Silvio,
ResponderEliminarComo já tinha dito (ou escrito) faz algum tempo, com paciência os resultados aparecem, e aqui está a prova disso mesmo.
Tenho andado um pouco fora dos blogs, esta coisa da maratona ocupa muito do nosso tempo, mas para mim é agora ou nunca, futuramente irei ter mais dificuldade em conseguir tempo para treinar para um evento desta envergadura portanto...
Bons treinos,