segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Trail Ribeira de Limas - 07 Fevereiro de 2016

Mais um fim de semana, mais uma prova no meu Alentejo. Com o aumento do número de provas de trail um pouco por todo o país já é possível ter provas relativamente perto de casa. Esta em especial ficava a pouco mais de 20 minutos de minha casa. Mal cheguei a Santa Iria vi logo o meu amigo Luís A. Fomos de imediato levantar os dorsais. Dentro do saco que continha o dorsal havia também uma bonita tshirt azul, um gel de recuperação, um isotónico em pó e uma solução liquida com magnésio.  




Voltei ao carro para me equipar já com o tempo a apertar uma vez que o começo da prova já estava perto. Na partida estariam cerca de 30 atletas para prova de 30km. Após um curto briefing arrancámos atrás de um elemento da organização que ia numa bicicleta. 






Arrancámos com um ritmo forte com o 1km cumprido em 4m28s. A partir do 3km o percurso passou a ser feito ao longo das margens da Ribeira de Lima, que dava o nome à prova. Uma paisagem muito bonita, com um single track sempre ao longo da ribeira. Foram praticamente 4 km sempre junto à Ribeira. O piso por vezes era rochoso mas a progressão era feita relativamente rápida. Os atletas que seguiam à minha frente enganaram-se seguindo em frente quando era para virar à esquerda. Eu ainda gritei "esquerda" e lá voltaram para o caminho certo.  A segunda passagem pela ribeira foi feita por uma ponte de cimento. Depois de uma boa subida chegou  o primeiro abastecimento, mais ou menos ao 7km. Reabasteço de liquidos, como uma banana e sigo. O Luís diz para seguir que já me apanharia. Sigo a descer por um single track espectacular para depois voltar a subir novamente. Nesta subida extremamente técnica havia muita pedra e havia o perigo de queda. Chego a um ponto elevado da prova num rochedo. A prova seguiu novamente junto à ribeira num single track com muita sombra. Um pouco antes do 11km passamos novamente para a outra margem, atravesso com cuidado para evitar molhar os pés. O segundo abastecimento estava situado após nova atravessamento da ribeira e a subida mais complicada de toda a prova. 






Foram 300m a subir com uma inclinação perto dos 20%. Converso com os voluntários que estavam no abastecimento, como batatas fritas, laranja, bebo água e sigo. Afinal a subida ainda não tinha acabado e continuámos a subir. Ao 14km surge uma valente descida onde fui obrigado a ir travar tal era a inclinação. Seguiu-se depois uma subida com a extensão de praticamente 2km. No topo seguimos pela esquerda por um estradão a descer. O terceiro abastecimento situava-se um pouco antes do 18km. Ao 20km uma descida de um serro até a um pouco baixo para voltarmos a subir outro serro. Chego ao último abastecimento com quase 26km e já cansado. Os voluntários que estavam no abastecimento para "ajudar à festa" ainda me dizem que o abastecimento se  situava no 23km. Sigo todo empenado em direcção à meta, mas para o final a organização reservou uma série de várias curtas subidas mas algo íngremes. A partir do 28km  o meu ritmo baixa bastante e sigo praticamente só a caminhar na zona das subidas. Chego finalmente à parte da prova que tinha o percurso comum ao inicial. Fico mais animado por estar a reconhecer o percurso mas ainda foram 2km. Estava já tão farto da prova que fui aumentando o ritmo para acabar a prova o mais rapidamente. Chego à zona da meta e atravesso a linha de chegada com um tempo final de 3h10m45s que correspondeu a um fabuloso 8º lugar! No meu escalão Veteranos A fui o 3º classificado, subindo ao pódio pela segunda vez no espaço de duas semanas! Fiquei extremante contente porque não estava à espera! 

















3 comentários:

  1. Muitos parabéns! Estás a habituar-te aos pódios! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por mais uma grande prova e mais um pódio! Tenho andado a evitar vir ao blogger para não me deprimir, mas ao ler este teu relato de uma prova tão pertinho de casa deixou-me muito entusiasmado. Tens de me mandar o track para ir experimentar.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar